Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Dia Internacional do Abraço - 2021

Dia Internacional do Abraço - 2021

por fernanda.kian publicado 21/05/2021 16h44, última modificação 21/05/2021 16h44

O Dia Internacional do Abraço surgiu em 22 de maio de 2004, com a campanha “Free Hugs Campaign”, criada por Juan Mann. Ao retornar a sua cidade, Sydney/Austrália, Mann sentiu-se sozinho e saiu a distribuir abraços pelas ruas. A iniciativa ganhou visibilidade com o lançamento de um clip da campanha, pela banda Sick Puppies.

A data marca a importância de um gesto simples, que tem o poder de aliviar dores, acariciar a alma, trazer segurança e aconchego. Abraçar, para Mario Quintana, “é dizer com as mãos o que a boca não consegue, porque nem sempre existem palavras para dizer tudo”. O abraço pode expressar a alegria de um reencontro, a demonstração de amor e afeto, a felicitação de alguém pelo aniversário ou uma conquista, a solidariedade para com quem sofre.

No livro de Eclesiastes 3.1–5b está escrito: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito do céu... Tempo de abraçar e tempo de deixar de abraçar.”

Nesta época de pandemia, com os abraços tão restritos, o tempo é de deixar de abraçar. Como, então, vivenciar essa restrição quando tantas pessoas estão passando por momentos difíceis, doloridos, de perdas, de solidão e não podem, sequer, receber um abraço? Se não convém usar os braços para abraçar, abrace com os olhos, se a boca não consegue dizer, os braços e mãos podem enviar beijos e outros gestos de carinho e acolhimento.

Neste dia, faça-se presente! Pense em alguém para abraçar e faça um contato, mande uma mensagem, uma foto de vocês se abraçando, uma chamada em vídeo, aproxime-se, mesmo que virtualmente.

Um grande abraço.

Na esperança de que logo a gente possa se reencontrar,
Elaine Cezar da Silva.
Pastoral Escolar e Universitária