Dia internacional da terceira Idade - 2021
“Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor."
Levítico 19:32
A mais aconchegante memória que tenho de minha avó é de quando me deitava no seu colo e suas mãos, de pele bem fina, acariciavam meu braço, quase como um bailado.
Seu cheiro, o gosto de sua comida e suas histórias são para mim motivo de saudades e também de carinhoso respeito.
Me lembro de seu lugar na mesa e no sofá de minha casa. Eram estes “lugares da vó Olga”. Nos levantávamos para ela sentar.
Como boa parte de nós, brasileiros de fé judaico-cristã, fui educada a pedir a bênção. Era inimaginável ir dormir sem me colocar debaixo das palavras abençoadoras de meus familiares.
Desde criança, fui ensinada a respeitar a minha avó e os mais velhos, apesar de não entender bem o porquê. À medida que fui amadurecendo, passei a entender a razão disso: eles são a história viva!
Sua maturidade, experiência e sabedoria são valores que simplesmente não têm preço. Quando valorizamos nossos idosos, aprendemos com suas vidas, histórias, evitamos erros e ficamos mais sábios.
Um povo que não honra seus idosos é incapaz de reconhecer o valor da experiência e da sabedoria e, portanto, um povo frágil e vulnerável.
Minha oração é que Deus nos ajude a educar nossas crianças e a honrar nossos idosos, para que desfrutem da bênção de Deus e se tornem pessoas sábias.
Reverenda Susylaine Donangelo Figueira
Pastoral do Instituto Noroeste de Birigui