Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Dia do Trabalho - 2021

Dia do Trabalho - 2021

por fernanda.kian publicado 30/04/2021 14h53, última modificação 30/04/2021 14h53

Salmo: 127

Em vários países, o 1º de maio é reservado para celebrar o Dia do Trabalhador. A data foi estabelecida em Paris, em 1989, como uma homenagem às greves ocorridas três anos antes nos Estados Unidos. A data alude a uma dessas greves, em Chicago, que terminou em tragédia, com a morte de operários. Entre as reivindicações, estava a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias.

O Dia do Trabalhador nasceu num contexto de luta. No Brasil, há quase cem anos, essa data integra o calendário oficial como feriado. Desde então, vários direitos foram conquistados. Num país construído pelo trabalho de milhões de brasileiros, é importante relembrar as lutas e pensar no que ainda é preciso conquistar.

O Salmo 127 exalta a soberania de Deus, importância do trabalho e como Deus dirigi, e guarda o nosso trabalho, por meio daquilo que fazemos com as nossas mãos, sejam sempre abençoados por Deus. Jesus afirma a importância do trabalho em contraste com a lei do sábado Judaico. Queriam impedir Jesus de fazer o bem em um dia de sábado. E Jesus procurou demonstrar por meio do seu trabalho de evangelização que era feito com muito amor, cuidado e carinho. Pois, o trabalho dá oportunidade na nossa participação ativa no Reino de Deus. O trabalho só será edificante quando realizado sobre a inspiração e direção do nosso Deus, como narra o salmista no Salmo 127.

Que sejamos instrumentos nas mãos Deus, para a construção de um mundo melhor por meio do nosso trabalho, dedicação e compromisso com a Obra do Senhor.

Reverenda Angela Dias
Pastoral Escolar e Universitária do CMC E FMC