Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Dia do Coração Aquecido - 2021

Dia do Coração Aquecido - 2021

por fernanda.kian publicado 24/05/2021 11h28, última modificação 24/05/2021 11h28

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

Visito o lugar da experiência de João Wesley, Inglaterra no século XVIII. Cenário onde a revolução industrial e o êxodo rural vão acontecendo. Máquinas e capital se alimentam do que sobra da antiga cultura rural, agrária e artesanal. A exploração e o lucro, o trabalho escravo de mulheres e crianças alimentam o sistema emergente. Vício e cansaço tomam conta das ruas. Fome, doenças, dívidas e alcoolismo passam a fazer parte do cotidiano.

É nesse contexto que John Wesley passa por uma experiência extraordinária, indo contra tudo o que vivia, deixando de lado o preconceito e se abrindo ao novo. Em seu diário, relata como a experiência do coração aquecido. Momento em que sente o coração em chamas ao ouvir o prefácio do livro de Romanos, escrito por Martim Lutero, lido por um leigo, no dia 24 de maio de 1738, numa rua chamada Aldersgate, na cidade de Londres. Esse dia, foi mais que especial, sua vida, sua mente e seu coração se transformam. Nasce um novo homem. Torna-se um homem destemido, à frente de seu tempo. Realiza cultos ao ar livre, promove ensino às crianças carente, luta contra os males sociais, vai as portas das minas levar esperança aos mineiros. Luta contra as mais diversas formas de violência em seu tempo, torna-se um visionário. O coração aquecido o coloca com uma espiritualidade encarnada, onde piedade e misericórdia fazem parte de seu cotidiano.

Que hoje, não seja apenas uma lembrança, mas uma inspiração nesse tempo e lugar, onde vivemos uma crise sanitária sem precedentes, econômica e ética, numa busca por uma experiência autêntica com menos arrepios e mais compromisso. Que Deus nos abençoe!

Reverenda Ione da Silva
Pastoral Escolar