Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Dia das mães 2022

Dia das mães 2022

por fernanda.kian publicado 06/05/2022 15h59, última modificação 06/05/2022 15h59

“Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe”. (Salmo 139:13)

Ser mãe é receber o dom divino de gerar a vida. Mas muito mais que isso, ser mãe é ter o dom supremo do amor incondicional (I Coríntios 13:13), pois muitas mulheres, mesmo sem ter filhos fisicamente, são capazes de amar, mesmo a quem não viu nascer.

Se você é mãe, saiba que foi Deus quem permitiu a vida nascer dentro de você e essa presença continua te capacitando para amar, cuidar e proteger. O salmista traz neste versículo palavras tão profundas que desafiam refletirmos sobre o interior e tecer uma vida no ventre de uma mulher.

Porque não existe beleza, riqueza e carreira maior do que a de uma mãe, é um dom de Deus. Encontramos nas Escrituras Sagradas várias mulheres que hoje servem de exemplo para as mães. No livro de Gênesis, capítulo 21:6, podemos destacar a alegria de Sara ao saber que daria à luz, e declarou que tinha motivo de júbilo na presença do Senhor. “Disse Sara: Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo”.

O primeiro momento de uma mãe é de dor, quando dá à luz a seu filho e mesmo assim ela se alegra. Durante toda a vida, muitos são os momentos de dor por seus filhos, mas não se comparam com a alegria de ver o rosto de quem tanto ama.

Outro exemplo que encontramos na palavra de Deus é o de Rute 1:8: “Disse-lhes Noemi: ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo”.

A vida de Noemi era um exemplo para Rute e por isso era mais que uma mãe para ela. Na verdade Noemi perdeu seus filhos, mas ganhou uma grande filha. Rute, que ainda não era mãe, depois teve o privilégio de fazer parte da geração de Davi e do Senhor Jesus (Mateus 1:5).

Estas mulheres nos mostram que ser mãe é uma alegria e um exemplo de vida tanto para filhos gerados no ventre como mães nascidas no coração. Para definir o que é ser mãe, gastaríamos muitos predicados e talvez não conseguíssemos explicar o sentido da palavra.

Nem mesmo as próprias conseguem expressar o sentido e emoção de gerar vidas. Mas Deus colocou nesta linda palavra a riqueza do seu amor!

Mãe é uma bênção de Deus!

Revdª. Angela Margo Melo Dias
Agente da Pastoral Escolar e Universitária
Colégio Metodista Centenário
Faculdade Metodista Centenário