Você está aqui: Página Inicial / Notícias / V Mostra de Dança Centenarista apresenta espetáculo com danças relacionadas ao tempo

por Colégio Metodista Centenário — publicado 13/12/2010 12h23, última modificação 23/05/2016 11h26
Espetáculo realizado em 09 de dezembro teve 16 coreografias que representaram diferentes nuances do tempo
Dança, interpretação, figurinos e elementos cênicos fizeram a composição do cenário da V Mostra de Dança Centenarista realizada no dia 09 de dezembro no ginásio da Instituição. Com o tema “Instantes Eternos”, 16 coreografias envolvendo alunos(as) da educação infantil até o ensino médio do Colégio Centenário e estudantes e ex-alunos(as) da FAMES foram apresentadas ao público.

Palmas e gritos de euforia aumentavam a cada dança apresentada, fazendo parte de todo espetáculo. As coreografias representaram as diferentes e variadas nuances do tempo, como tempo de despertar, tempo de mudança, tempo de nostalgia e tempo de silêncio, que relembrou o período da ditadura militar.

Mas a profundidade das coreografias vai além da dança, conforme explica a professora e coreógrafa Alline Fernandez. “O texto que é lido antes de cada coreografia traz uma lição de vida, para que cada pessoa pense no seu próprio tempo e repense a sua própria vida”.

Confira abaixo as 16 coreografias apresentadas na mostra:

1. Tempo do tempo: Se já sabemos que os instantes não voltam, pelo contrário, eles só avançam... sempre... precisaria o homem agora compreender de que forma isto acontece e mais... medi-los de forma precisa para poder não só quantificar como dar qualidades a esses instantes.

2. Tempo contado: O homem vem tentando marcar o tempo desde a antiguidade, desenvolvendo aparatos que pudessem auxiliar nesta contagem. Iniciar, desenvolver e terminar. O mundo gira vinculado com um tempo contado.

3. Tempo de despertar: É neste o momento que temos a possibilidade de entender o que realmente nos faz bem e nos deixa feliz. Perceber fatos e situações que nos fazem crescer e enxergar que a vida pode ser sempre melhor.

4. Tempo de mudança: A tomada de decisão é indispensável para que a mudança em nossas vidas ocorra. A mudança gera instabilidade, medo, curiosidade, então o tempo lança novos ventos nos desafiando a encontrar a direção certa a seguir.

5. Tempo de crescer: Assim como um filhote que nasce se desenvolve e toma a vida adulta, vivemos em um constate amadurecer. Quando crescemos somo capazes de auxiliar na caminhada das novas gerações e acompanhar o seu tempo acontecer.

6. Tempo de silêncio: Em tempos de silêncio imposto o coração clama por justiça e liberdade e a mente segue viva, gritando por um novo tempo.

7. Tempo de conhecer: A curiosidade instiga a aprendizagem levando a um tempo de novas descobertas, grandes revelações, modificando e renovando o mundo através do conhecimento.

8. Tempo de nostalgia: Saudade é a palavra utilizada para lembrarmos um tempo bom que passou, sentimento melancólico ligado a nossa terra natal. Nostalgia dos tempos de criança, pés descalços no chão batido, brincadeiras nas árvores e a vida no campo.

9. Tempo clima-tempo: Tempo bom, instável, tempo seco ou chuvoso, ensolarado, frio ou quente, nublado, úmido. Qualquer tempo é motivo para diversão fazendo o que se gosta com quem se gosta, sem interessar o que a meteorologia dirá.

10. Tempo de repensar: As coisas acontecem pelas mãos dos homens de uma forma desenfreada modificando o que em outros tempos era muito diferente. É necessário que tenhamos o discernimento para poder repensar nossas atitudes com os outros e com o mundo.

11. Tempo de virar a página: Ainda que não possamos voltar a trás no que já esta feito o tempo nos proporciona recomeçar do zero, concertar, modificar e nos dar novamente outra chance.

12. Tempo que virá: O futuro nos espera... tudo é uma questão de tempo... a humanidade evolui aceleradamente e traz a cada segundo novas descobertas, invenções e inovações... que venha o futuro!

13. Tempo controlado: O tempo controla o homem ou o homem controla o tempo? Será que nossa vida regrada é capaz de tal feito? Sonhamos com descobertas científicas capazes de nos auxiliar a viver e prevenir situações diversas... sonho ou realidade? O homem controlando o tempo!

14. Tempo eternizado: Tempo longo, gravado na história, cheio de feitos inesquecíveis. Tempo que desafia nossa memória cheia de lutas e ideais, tempo eternizado refletido em nossa contemporaneidade, orgulho de nossas raízes, de nosso chão... o tempo do povo gaúcho!

15. Tempo de trabalho: As ações que nos dignificam, que nos relacionam, que nos entrelaçam... com outros pensamentos, com outros outros... ninguém vive sozinho, precisamos conviver para aprender, para ensinar, para trocar. Trabalho unido, repartido, compartilhado onde cada um tem seu papel e cada peça é fundamental para que tudo funcione harmonicamente.

16. Tempo de dançar: Libertar a alma, aproveitar o que a vida tem de bom a nos oferecer, por que o tempo de alegria é você que faz. Acreditar em si e não ter medo de outras opiniões, apostar em seus valores, ter consciência da conduta correta, construir o tempo, trabalhar, mudar, repensar, calar, crescer, despertar, conhecer o seu próprio tempo e ser verdadeiramente feliz! ESTE É O TEMPO DE DANÇAR!

Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira