Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Uma tarde para celebrar o amor e o orgulho de ser Centenarista

Uma tarde para celebrar o amor e o orgulho de ser Centenarista

por Colégio Metodista Centenário — publicado 02/12/2010 08h53, última modificação 23/05/2016 11h26
Sarau Literário Tássia Massaia Londero premiou alunos(as) e realizou homenagens a personalidades da Instituição<br> <br>

Aplausos, homenagens e muita emoção marcaram a 8ª edição do Sarau Literário Tássia Massaia Londero. A tarde festiva de 27 de novembro premiou os(as) ganhadores(as) do concurso literário de mesmo nome, que acontece anualmente no Colégio Metodista Centenário.

Orientados(as) pelo tema “Colégio Centenário, construindo com amor e por amor”, os(as) alunos(as) do ensino fundamental e ensino médio concorreram em três categorias conforme a faixa etária: frase, poesia e crônica. Confira abaixo os(as) vencedores(as) em cada categoria.

Além da premiação, a tarde também foi marcada por homenagens a personalidades importantes para o Centenário e o próprio Sarau Literário. A primeira homenageada foi a senhora Carlinda Schüler Liebling, que foi aluna da escola e escreveu a obra “Centenário – uma história escrita com amor e por amor”. Quem recebeu a homenagem póstuma em seu nome foi a presidente da Associação de Ex-alunos(as), Maria Oneida Mainieri, representando todos(as) os(as) estudantes que já passaram pelo Centenário.

Outra homenagem póstuma foi feita a “tia” Fausta Monteblanco, alfabetizadora primária por anos na instituição e que deu nome a Biblioteca Infantil da escola. Tia Fausta, como era carinhosamente chamada, faleceu em 1º de novembro deste ano, estando presente ao evento sua irmã, Zilá Monteblanco, que também foi professora do Centenário.

A idealizadora e organizadora do Sarau Literário até o ano passado, a professora Mirsa Scherer, recebeu das mão da senhora Eliane Massaia Londero uma placa de agradecimento pelos anos em que conduziu o evento que leva o nome de sua filha. Mirsa recebeu ainda, um quadro pintado pelos(as) alunos(as) do 2º ano do ensino médio onde poesias de Tássia foram ilustradas.

Eliane Londero também recebeu um quadro, sendo a última homenageada da tarde. Ela relembrou alguns momentos literários de Tássia, afirmando que a filha continua viva entre as pessoas que participam do Sarau: “O Sarau é uma forma de reviver porque cada um que vem aqui leva um pouquinho da Tássia”. Mirsa Scherer complementou a fala de Eliane, “ela fazia maravilhas e pela sua obra continua viva entre nós”.

Estiveram presentes no Sarau Literário os escritores João Marcos Adede Y Castro e Thiago Bianchin Y Castro, ex-aluno do Centenário, que lançaram e autografaram o livro de poesias “Sobre nada saber”, presenteando com a obra os(as) vencedores(as). João Marcos destacou que o autor só tem importância se suas obras são lidas. “A valorização do escritor se dá através da leitura daquilo que ele escreve”.

Uma exposição de quadros produzidos pelos(as) alunos(as) do ensino médio a partir das poesias de Tássia também pôde ser apreciada pelos(as) participantes do Sarau. Para a Diretora de Unidade do Colégio Metodista Centenário, Luciana Dias, o Sarau Literário tem vários significados. O primeiro deles é histórico e afetivo e, posteriormente, pela contextualização, vivência e produção da literatura.

A diretora ainda ressaltou que as pessoas presentes foram convidadas cuidadosamente porque significam muito para o Centenário e aproveitou o momento para falar da alegria que a comunidade centenarista recebeu nesta semana com o início das obras de reconstrução do prédio B, Miss Eunice Andrew. “Eu ouvi a fala de muitas pessoas sobre a importância que o Centenário teve e tem para a comunidade de Santa Maria, pensei nas pessoas que ali passaram, que estiveram e estão ali. Você não precisa ser metodista para saber do amor dos missionários que construíram essa história, basta participar dela”.

O Sarau Literário contou com a presença especial da missionária americana Wilma Roberts, uma das pessoas carinhosamente citadas no livro de Carlinda Liebling. A missionária também foi uma das homenageadas.

A Orientadora Educacional do Centenário, Adinéia Araújo, foi a responsável pela organização do Sarau Litérário. Para o sucesso de mais uma edição do evento, a participação da coordenação pedagógica, professores(as) e funcionários da Instituição foi essencial.

Alunos(as) premiados na 8ª edição do Sarau Literário Tássia Massaia Londero:

Categoria frase
1º Lugar – Joctan Dutra Caravetta dos Santos, 3º ano do Ensino Fundamental