Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Uma história que se perpetua por gerações

Uma história que se perpetua por gerações

por joana.gunther — publicado 28/03/2018 18h15, última modificação 28/03/2018 18h15

Há 96 anos, era criado em 27 de março de 1922, o Colégio Centenário, fruto do trabalho da Igreja Metodista dos Estados Unidos que buscava através das instituições de ensino atender às exigências espirituais, intelectuais, culturais, sociais e materiais da sociedade. A escola foi fundada pelas missionárias norte-americanas Miss Eunice Andrew e Miss Louise Best, que deram início à filosofia da educação metodista que até hoje é reconhecida pela comunidade centenarista e santa-mariense. O nome ‘Colégio Centenário’ deriva do ano de sua fundação, o mesmo ano do Centenário das missões metodistas dos Estados Unidos. Outra razão para nome é que no ano de sua fundação foi comemorado o primeiro centenário da independência política do Brasil.

Nos primórdios, o colégio era ofertado apenas para meninas, foi somente em 1970 que meninos começaram a integrá-lo. Além disso, durante décadas houve um regime de internato para moças, mas que já está desativado há anos. Em 1975, por deliberação e aprovação do Concílio Geral da Igreja Metodista é criado o Instituto Metodista Centenário e assim, o Colégio Centenário torna-se uma unidade dessa instituição.

Como ampliação de sua proposta educacional, no ano de 1998, além da Educação Básica, o ensino superior começa a ser ofertado através da Faculdade Metodista de Santa Maria. Desde 2006, o Instituto Metodista Centenário integra a Rede Metodista de Educação.

O Colégio Centenário permanece com a tradição da educação metodista. Desde sua fundação, a escola desenvolve continuamente a busca pela qualidade de ensino através de uma educação baseada no corpo, na mente e no coração, firmada na preservação da memória patrimonial e cultural do Colégio. Desse modo, desde o início o Centenário também mantém o lema: "Educar a mente a pensar, o corpo a agir e o coração a sentir", que reflete a meta de uma formação integral dos seus alunos, ao mesmo tempo, que propõe o conhecimento para questionar o mundo.

Atualmente, o Colégio Centenário oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além do turno Integral. São mais de 550 estudantes que recebem uma proposta curricular de educação baseada na integração entre educação científica, tecnológica e social, que tem como maior objetivo aprofundar o aprendizado dos alunos e permitir que estejam em sintonia com o que há de mais avançado.

Ciência, Tecnologia e Sociedade são os eixos transversais que compõem a proposta curricular do Colégio Centenário, enquanto integrante da Educação Metodista, tendo como base a integração entre educação científica, tecnológica e social. O maior objetivo é aprofundar o aprendizado dos alunos e permitir que estejam em sintonia com o que há de mais avançado, expandindo seus conhecimentos em aspectos históricos, éticos, políticos e sociais e econômicos.

A dança e os esportes são destaques constantes nesse processo educacional. Ainda como preocupação da formação integral de seus alunos, o Centenário reforça o ensino da língua estrangeira, através do ensino de espanhol e inglês, sendo este em nível e excelência, com carga horária ampliada. Além disso, o colégio conta com o Centro de Línguas Metodista, onde é oferecido de forma opcional a ampliação de outras línguas aos nossos alunos.  Ligado na tecnologia, outro diferencial do Centenário são os laboratórios móveis. O uso de tablets e de diferentes plataformas educacionais têm sido importantes ferramentas no processo de ensino-aprendizagem.

Com seus quase 100 anos, o Colégio Centenário busca educar numa perspectiva de valorização cultural, social e histórica, dedicando-se a perpetuar ao longo das gerações o afeto e reconhecimento pela importância da instituição na cidade de Santa Maria.