Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Turmas do 3º ano do Ensino Fundamental visitaram o Planetário

Turmas do 3º ano do Ensino Fundamental visitaram o Planetário

por Caroline Costa publicado 10/05/2019 13h20, última modificação 10/05/2019 13h20

Para complementar os ensinamentos sobre o sistema solar e sobre como é feita a orientação pela bússola e pelo sol, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental realizaram um estudo de campo no Planetário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As crianças estavam acompanhadas das professoras Daiane Colussi e Luciane Bichueti.

Durante a visita, as turmas assistiram a filmes educativos sobre astronomia, aprenderam sobre os planetas, as estrelas e também sobre a teoria do Big Bang, que explica sobre como ocorreu a origem do universo. Além disso, na parte externa do Planetário, as professoras realizaram uma atividade prática com o intuito de demonstrarem como ocorre a orientação pelo sol. “Realizamos o passeio com o objetivo de aperfeiçoar o estudo dos alunos, para que eles tivessem a oportunidade de visualizarem aquilo que leram nos livros e assim, terem uma noção melhor acerca do conteúdo trabalhado em sala de aula”, explicou a professora Daiane Colussi.

Laura Bortolazo Muller tem oito anos e é uma das 41 crianças que visitaram o Planetário. Ela conta que gostou de cada momento da experiência, no entanto o que mais lhe chamou a atenção foi a parte que ela pode olhar para as estrelas. “Eu gostei de tudo, mas a minha parte favorita foi quando apareceram as estrelas, parecia que era real”, relata.

Além do passeio, os alunos ainda desenvolveram uma atividade no pátio da escola, no qual eles aprenderam sobre como é feito o uso da bussola para a localização dos pontos cardeais.