Turmas do 3º ano do Ensino Fundamental desenvolvem atividades sobre alimentação saudável
Durante as aulas de inglês, ministradas pela professora Taís Pegliarin, as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Centenário realizaram diversas atividades visando o aprendizado sobre alimentação saudável e Pirâmide Alimentar, em inglês “Food Pyramid”. De acordo com Taís, inicialmente foi solicitado aos estudantes que levassem para a sala de aula embalagens de alimentos consumidos em suas casas. A seguir, com a orientação da nutricionista do Colégio, Ana Paula Barbosa, ambas as turmas utilizaram as embalagens para montarem uma “Food Pyramid”, que fornece informações acerca de uma alimentação saudável e equilibrada.
Na pirâmide há quatro grupos: “Avoid”, “Limit”, “Moderate” e “Prefer”. Os alimentos classificados como “Avoid” em português “evitar”, são aqueles que não devem fazer parte do cardápio. Os alimentos classificados em “limit” em português “limite”, são alimentos que raramente devem ser consumidos. Os classificados em “Moderate”, em português “Moderado” são considerados alimentos nem tão saudáveis, mas que podem ser consumidos desde que se tenha moderação. Por último, há o grupo dos “prefer”, em português “preferir”, e são os alimentos ideais para uma dieta balanceada.
Em continuidade a atividade, a nutricionista ainda ensinou uma receita de “pãozinho integral” para as turmas. Após assistirem o preparo da receita, cada aluno recebeu a tarefa de fazer o formato do seu próprio paõzinho e em seguida saboreá-lo. A professora de inglês explica que a proposta do exercício lúdico foi mostrar para a criançada que existem diversas possibilidades de comidas gostosas e ao mesmo tempo saudáveis, para substituírem os produtos industrializados que fazem mal à saúde.
Confira os ingredientes do pãozinho integral:
1 kg de farinha integral
2 ovos
1 xícaras de leite
1 xícaras de água morna com 3 colheres de açúcar
1 colher (chá) de sal
4 colheres de azeite
1 pacotinhos de fermento de pão
1 pacotinhos de melhorador de farina para pães (se necessário)
Para finalizar as atividades práticas que integraram o conteúdo de inglês sobre alimentação e “Food Pyramid”, na última semana de aula as crianças também assistiram a uma palestra ministrada por Ana Paula, que abordou assuntos sobre hábitos saudáveis e tipos de alimentos.
Assessoria de Imprensa