Seminário Pedagógico tratou do ensino aliado à ciência e à tecnologia
Nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, os professores do Colégio Metodista Centenário participaram do Seminário Pedagógico, alusivo ao primeiro semestre de 2017. Na programação, houve palestras, oficinas e capacitações, com o objetivo de atualizar os profissionais para o início do ano letivo. Nesta edição, o tema foi “O processo de ensinar e aprender aliado à Ciência e à Tecnologia”.
Quadro de professores conta com novos integrantes para 2017.
O Seminário ocorreu pela manhã e à tarde, envolvendo todos os docentes da escola. Na abertura, a agente da pastoral Ângela Dias realizou um momento de oração e fez referência à sabedoria. Segundo ela, tal valor está presente nas habilidades de cada um. “Quando buscamos a sabedoria divina, conseguimos ensinar de forma sábia”, completa.
Pastora Ângela Dias realizou uma reflexão com os docentes.
As boas-vindas aos professores também tiveram a participação do diretor do Colégio Centenário, Flávio Pereira. Ele acolheu os novos docentes e falou sobre os compromissos confessionais metodistas. “O ato de ensinar e aprender é constante dentro de uma instituição educacional”, acrescenta. O diretor Flávio ainda salientou que a missão do Centenário é a formação integral e para a vida.
O diretor Flávio frisou o diferencial da educação no Colégio Metodista Centenário.
Em seguida, iniciou a palestra “Tecnologia a serviço da aprendizagem”, com a professora Roberta Pereira Leitão. Ela explanou sobre as tecnologias e os seus usos em prol da educação. Segundo a palestrante, novas tecnologias são desenvolvidas em razão das necessidades das pessoas e os docentes precisam escolher a melhor técnica para cada conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. “A sociedade da informação exige que estejamos conectados”, enfatiza.
A palestrante Roberta enfatizou que os professores precisam estar por dentro das novas tecnologias.
Ainda na programação do Seminário Pedagógico, os professores realizaram práticas com tecnologias de informação e computação, assistiram a palestra “Processo de Ensinar e Aprender Potencializando os Recursos”, com a professora Keila Gaspar Martins e sobre o projeto Siemens. Também houve uma oficina de contação de histórias, com a professora Vanessa Giovanella, para a Educação Infantil e Anos Iniciais, capacitação para o sistema Office e planejamento do ano letivo de 2017.
Dinâmicas em grupos fizeram parte da programação.
Plataforma Adapta: a tecnologia em sala de aula
O Colégio Metodista Centenário conta com a plataforma Adapta para oferecer novas opções tecnológicas para o processo de ensino e aprendizagem. O programa dispõe de livros e conteúdos on-line, com o intuito de apoiar o trabalho do professor e da escola no acompanhamento do desempenho dos alunos. Nos dias 15 e 16 de fevereiro, professores e estudantes participaram de treinamento para o uso da ferramenta.
Professores se familiarizaram com o novo Adapta 2.0 utilizando os tablets do Laboratório Móvel.
A plataforma foi atualizada para Adapta 2.0. Neste novo modelo de educação, com a inserção da tecnologia, o objetivo é que o aluno seja participante na construção do aprendizado. Por meio de livros digitais e jogos educativos, o Adapta proporciona um ambiente colaborativo.
O técnico Carlos Alberto explicou como os docentes podem utilizar a plataforma em diversos conteúdos.
Os docentes aproveitaram a capacitação para sanar dúvidas sobre o funcionamento do sistema, que agora está mais moderno. Já os alunos, tiveram o primeiro contato com a ferramenta e puderam conhecer alguns dos recursos disponíveis no sistema. O treinamento foi ministrado pelo técnico da Educação Metodista, Carlos Alberto Pessoa Magalhães.
Assessoria de Imprensa