Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Você sabe o que é seletividade alimentar?

Você sabe o que é seletividade alimentar?

por fernanda.kian publicado 26/05/2020 14h40, última modificação 26/05/2020 14h54

Você já ouviu falar em Seletividade Alimentar? A Seletividade Alimentar (SA) é caracterizada por recusa alimentar, pouco apetite e desinteresse pelo alimento. É um comportamento típico da fase pré-escolar, mas, quando presente em ambientes familiares desfavoráveis, pode acentuar-se e permanecer até a adolescência. A recusa alimentar é um comportamento típico da primeira infância, caracterizado por comportamentos como: fazer birras, demorar a comer, tentar negociar o alimento que será consumido, levantar da mesa durante a refeição e beliscar ao longo do dia.

A família é fundamental para a formação e a estruturação dos hábitos e condutas alimentares das crianças. Também é responsável por promover o ambiente das primeiras experiências alimentares que podem ser decisivas para a aceitação de novos alimentos. Se um ambiente é agradável e novos alimentos são oferecidos sem coação, a criança fica muito mais suscetível a desenvolver preferência por eles.

A fim de minimizar as consequências da má alimentação promovida pela SA, é importante a participação ativa dos pais e/ou cuidadores na identificação dos sinais e sintomas, e identificar de forma correta e precoce para que eles sejam encaminhados o quanto antes a profissionais habilitados no tratamento de distúrbios alimentares nos diferentes estágios de desenvolvimento da infância e adolescência. O tratamento precoce evita as consequências de carências nutricionais e possibilita o crescimento e o desenvolvimento adequado, garantindo, assim, melhor prognóstico do quadro.

DICAS: o número de exposições ao novo alimento seria mais determinante para a aceitação do que a variedade, ou seja, ofereça várias vezes o mesmo alimento a criança; alternar as formas de apresentação, preparação e textura também é muito importante; a maneira de oferecer alimentos também deve ser variada, como alternar entre dar comida na boca ou deixar comer sozinho, assim como dispor os alimentos em pratos em diferentes locais da casa.

Nutricionista Josiane B. S. Braun
CRN 9881

 

registrado em: