Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Responsabilidade no trânsito é assunto de sala de aula

Responsabilidade no trânsito é assunto de sala de aula

por Dara Luiza Hamann publicado 11/04/2017 08h46, última modificação 11/04/2017 08h46
Profissionais do CFC Dirija conversaram com os alunos do 3º e 4º ano

A segurança no trânsito é responsabilidade de todos, inclusive das crianças. Essa foi a mensagem trazida pelos profissionais do CFC Dirija durante palestra realizada no Colégio Metodista Centenário. A atividade ocorreu na tarde de quinta-feira, 6 de abril e contemplou as turmas do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. O instrutor Jonas da Silva e o diretor de ensino João Francisco Vieira conversaram com os alunos sobre o comportamento ideal que as crianças devem ter, sendo pedestres, ciclistas ou passageiras.

Palestra Trânsito

A abordagem dinâmica se manteve do início ao final da explanação, nas duas salas de aula. Na turma do 3º ano, João Francisco explanou sobre direitos e deveres de cada um dos integrantes que compõem o sistema de trânsito. Ele frisou que as crianças só podem ser passageiras de motocicleta a partir dos sete anos de idade. “Mas isso se tiverem condições de alcançar a pedaleira e estiverem usando capacete de tamanho adequado” completa. Outros pontos citados pelo profissional foram o uso do cinto de segurança – sempre - e a importância de viajar no banco de trás, até os 10 anos de idade.

Palestra Trânsito

Em sua fala, Jonas da Silva destacou que a responsabilidade das crianças com o trânsito começa quando elas acordam, pela manhã. “Se vocês tiverem preguiça e se atrasarem, vão apressar os pais de vocês, que trazem vocês para a escola, ou mesmo o motorista da van, o que compromete a segurança no trânsito” explica. Ele também enfatizou o modo correto de desembarcar e atravessar a rua. “Vocês sempre devem descer pelo lado da calçada e olhar para os dois lados, mesmo que haja faixa de segurança” concluiu.

Palestra Trânsito

As palestras ainda trataram sobre a participação do ciclista no trânsito. Segundo os profissionais do CFC Dirija, as crianças devem andar em local adequado, como pistas esportivas ou de recreação. Ao final, foi aberto espaço para perguntas e os alunos aproveitaram.      Amanda Polenz Assunção, 9 anos, aluna do 4º ano, disse que costuma trafegar com sua bicicleta na calçada, perto da sua casa. O instrutor avaliou que esta pode ser uma opção mais segura para as crianças, se comparada à rua, porém é preciso atenção. “Você sempre tem que ter cuidado com os pedestres e andar devagarinho” recomendou.

Palestra Trânsito

A atividade foi concluída com um sorteio de brindes da empresa, como bonés e porta-documentos. Os profissionais ainda entregaram folders informativos para as crianças levarem para casa e compartilharem as informações com seus familiares.