Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Realizada nova etapa do Café Literário

Realizada nova etapa do Café Literário

por Dara Luiza Hamann publicado 15/07/2016 10h35, última modificação 15/07/2016 10h35
Alunos do 8º e 9º ano trabalharam contos de Veríssimo e Machado de Assis

As atividades do projeto Café Literário tiveram seguimento com as turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário. Coordenados pela professora de Língua Portuguesa, Luciane Bernardi, os alunos trabalharam contos dos escritores Luis Fernando Veríssimo e Machado de Assis, respectivamente. As apresentações aconteceram nos dias 7 de julho (8º ano) e 8 e 12 de julho (9º ano).

CAFE LITERARIO

Alunos exploraram a caracterização para interpretar os personagens dos contos.

Criatividade e desinibição são algumas das características desenvolvidas com a realização do Café Literário. De acordo com a professora Luciane, representar os contos em sala de aula para o restante do grupo é a culminância de um trabalho construído ao longo do trimestre. “Os contos disponibilizados para os estudantes estão inseridos na temática apropriada para a faixa etária em que eles se encontram: a pré-adolescência e a adolescência”, afirma.

café literário - 9º ano - 2016

Além dos personagens dos contos, alguns alunos desempenharam a função de narrador.

Os alunos deram um show de criatividade nas apresentações. Preponderou a dinâmica de teatro, em que os grupos representaram os personagens das histórias, encenando situações presentes nas tramas. Ao final de cada exibição, a turma comentou em conjunto as obras, relacionando-as com questões do cotidiano. Com o 9º, especialmente, a professora explica que trabalhar contos de Machado de Assis serve de introdução para os textos que os alunos irão estudar no Ensino Médio.

café literário - 8º ano - 2016

Acessórios como instrumentos musicais foram utilizados para a composição do enredo das histórias.

O grupo do aluno do 9º ano William de Souza Lima representou o conto “A Missa do Galo”, de Machado de Assis. Interpretando o papel de “Dona Conceição”, ele avaliou de forma positiva a experiência. “Representar em forma de teatro me fez aprender mais sobre a obra e o autor”, declara. Também do 9º ano, a aluna Luiza Bissacotti Binato foi o personagem “Vilela”, do conto “A Cartomante”, também machadiano. Ela destaca o aprendizado obtido de forma diferenciada, com o estudo da obra para representá-la em teatro. “Foi uma leitura tranquila, que me possibilitou ampliar o meu vocabulário, pelas palavras diferentes usadas por Machado de Assis”, enfatiza.

café literário - 9º ano - 2016

Criatividade foi fundamental para a representação dos contos.

O Café Literário é um projeto desenvolvido com as turmas do Ensino Fundamental, séries finais. Os alunos do 6º e 7º ano já realizaram suas apresentações anteriormente, sob orientação da professora de Português, Leci Simões. O objetivo é incentivar a leitura e instigar as habilidades lúdicas e de oratória dos estudantes.