Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto incentiva integração entre educação básica e ensino superior

Projeto incentiva integração entre educação básica e ensino superior

por Colégio Metodista Centenário — publicado 28/04/2010 07h07, última modificação 23/05/2016 11h26
Acadêmicos(as) da Faculdade Metodista realizam atividade prática da graduação com alunos(as) do Centenário
Acadêmicos(as) do 5º semestre (diurno), do curso de Educação Física da FAMES, deram início, em abril, a uma atividade prática dentro da disciplina de Motricidade Humana junto aos(às) alunos(as) da 7ª série do Colégio Centenário. Na disciplina, são trabalhados os elementos fundamentais para o desenvolvimento motor e intelectual do ser humano, relacionado também a dificuldades de aprendizagem.

A atividade, proposta pela professora do curso de Educação Física da FAMES, Tatiana Trevisan, aos(às) acadêmicos(as), foi da aplicação concreta do conteúdo estudado em aula, para favorecer situações vivenciais que futuramente, quando profissionais, irão se deparar. Ao encontro dessa proposição veio a necessidade de um trabalho diferenciado com os(as) alunos(as) da 7ª série do colégio, por tratar-se de uma turma com dificuldades de atenção e concentração. “A equipe pedagógica do colégio tem buscado atividades inovadoras para fortalecer o aprendizado dos alunos, por isso estamos realizando esse trabalho conjunto, agregando conhecimentos tanto para os alunos(as) quanto para os acadêmicos(as)”, esclarece a professora Tatiana Trevisan.

Já a professora e tutora da 7ª série, Jaqueline Garske, aderiu à iniciativa por acreditar nos objetivos propostos, como desenvolver o trabalho em equipe, o respeito pelo outro, a atenção, a concentração e a humildade. “Espero que o trabalho seja um reflexo não só para as aulas de Educação Física, mas também para toda a vida escolar”, destaca.

Nesta primeira etapa de atividades, estão sendo aplicados diferentes exercícios físicos e recreativos no intuito de estimular e reforçar as aprendizagens referentes ao esquema e imagem corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal, pré-escrita e afetividade.

Na próxima etapa, os acadêmicos(as) da FAMES irão desenvolver atividades e exercícios físicos voltados para a estimulação das inteligências múltiplas dos alunos(as). A última etapa do trabalho orienta-se para práticas físicas que auxiliem na superação de possíveis dificuldades de aprendizagem. As aulas acontecem nas sextas feiras, à partir das 9h, e acontecem até o final do semestre.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Estagiária de Jornalismo: Verônica Barbosa