Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de Literatura do Centenário representa em vídeo obras literárias

Projeto de Literatura do Centenário representa em vídeo obras literárias

por Colégio Metodista Centenário — publicado 19/08/2010 11h29, última modificação 23/05/2016 11h26
Alunos(as) da 2ª e 3ª série do Ensino Médio se transformam em atores e atrizes para encenar em curtas os livros indicados como referência para o PEIES e vestibular da UFSM
As obras indicadas para o vestibular não são poucas e assimilar as informações de cada uma não é tarefa simples. Para facilitar esse aprendizado, há 10 anos a professora de Literatura do Colégio Centenário, Leci Simões, desenvolve o projeto “Literatura Viva”, que envolve os(as) alunos(as) da 2ª e 3ª série do Ensino Médio em uma prática que vai além da sala de aula e dos muros da escola.

A proposta é que os(as) estudantes representem através de teatro ou vídeo as obras indicadas para o vestibular da UFSM e apresentem aos(às) colegas. Esse ano, o trabalho foi encenado somente através de curtas, gravados em diferentes cenários da cidade.

Os grupos são formados por afinidade e após é feito o sorteio das obras que cada um terá que estudar e representar. O trabalho é opcional, no seu lugar o(a) aluno(a) pode realizar uma prova valendo 8 pontos, com o conteúdo das mesmas obras que serão encenadas.

Na 2ª série, foram produzidos vídeos das obras “Dom Casmurro”, de Machado de Assis e “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo. “Quando os professores nos apresentam projetos, sempre ficamos com aquela expectativa de se vai dar certo. O meu grupo teve alguns problemas no começo, mas depois foi melhorando”, conta a aluna Isadora Lopes.

Já na 3ª série, as obras para leitura e análise foram um pouco mais difíceis, como por exemplo, “Os Tambores Silenciosos”, de Josué Guimarães e “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Rafatto. “A partir da leitura, criamos um roteiro. É um trabalho que além da literatura envolve a arte”, destaca Patrick Baelz.

Além de reforçar o aprendizado o projeto propicia também a interação entre os colegas. “O trabalho valeu muito a pena. Até quem não interage muito nas aulas acabou se envolvendo. Além de aprendermos sobre a obra, criamos um laço de amizade mais forte entre os colegas”, afirma Guilherme Quadros, da 2ª série.

Para a professora, o trabalho ainda contribui para a formação de leitores. “Com o projeto, quero formar leitores competentes para lidar com a complexidade do mundo contemporâneo. Só é possível compreender o passado olhando para o presente, e também só se compreende o presente olhando para o passado”.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Estagiária de jornalismo: Ingrid Bravo
Fotos: Ana Paula Nogueira e arquivo pessoal dos(as) alunos(as)