Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto “Brincando com Reciclados” é desenvolvido no Centenário

Projeto “Brincando com Reciclados” é desenvolvido no Centenário

por Dara Luiza Hamann publicado 02/09/2016 13h59, última modificação 02/09/2016 13h59
Alunos do turno integral realizam artesanato com materiais recicláveis

Inserido nos eixos Ciência, Tecnologia e Sociedade, do Colégio Metodista Centenário, o projeto “Brincando com Reciclados” está promovendo uma conscientização sobre a necessidade de atenção e cuidado com o meio ambiente. Desde o início desde segundo semestre de 2016, os alunos do Turno Integral, orientados pela professora Rosani Bach, estão aprendendo que é possível aproveitar materiais recicláveis - que iriam para o lixo -  em diversas atividades do dia a dia, inclusive nas brincadeiras.

projeto reciclar

Crianças participam diretamente do processo de produção dos brinquedos e artesanatos.

Conforme a professora, a iniciativa vai ao encontro da importância da formação de cidadãos conscientes do seu papel social e sua responsabilidade para com o planeta. Está sendo trabalhado o processo de seleção e reciclagem dos materiais, fundamental para a preservação da natureza. “Desde cedo, as crianças precisam saber as consequências do comportamento com o meio ambiente, sejam elas positivas ou negativas”, explica.

projeto reciclar

A satisfação ao finalizar um projeto é compartilhada com as famílias.

A confecção de utensílios, objetos de decoração e brinquedos com artigos recicláveis como garrafas pet, caixas de papelão, tampas de garrafas, entre outros, contribuiu para o desenvolvimento da criatividade e ludicidade dos alunos. Também promove a interatividade e socialização do grupo. “As crianças ficam alegres e satisfeitas, ao se divertirem com brinquedos feitos por elas mesmas”, enfatiza. Rosani afirma ainda que o projeto possibilita o resgate de valores humanos e de solidariedade, com ênfase no universo lúdico.

projeto reciclar

Professora Rosani auxilia os alunos no aproveitamento dos materiais recicláveis e a aprendizagem é mútua.

As atividades do projeto “Brincando com Reciclados” ocorrem quinzenalmente.  Entre os itens já confeccionados pelos alunos estão porta-chaves e porta-trecos. Também está prevista a produção de fantoches com garrafas pet e caixas de leite para utilizar nos momentos de contação de histórias, cabana com caixa de papelão, brinquedos com rolos de papel higiênico, jogos de raciocínio lógico, etc. As “obras” das crianças podem ser conferidas pelas famílias todas as quintas-feiras.