Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professores de Ensino Religioso da Educação Metodista participam de capacitação no Colégio Centenário

por Caroline Costa publicado 15/02/2019 15h00, última modificação 15/02/2019 15h00

Na terça-feira, 5 de fevereiro, professores de Ensino Religioso dos Colégios Metodistas do Rio Grande do Sul se reuniram no Colégio Centenário para uma capacitação e apresentação dos novos Cadernos de Ensino Religioso da Educação Metodista.

As atividades foram conduzidas pelo Reverendo Antonio Augusto de Souza, Coordenador Nacional das Pastorais Escolares e Universitárias (Conapeu) e pela Reverenda Renilda Martins Garcia, coordenadora da Pastoral Escolar do Instituto Metodista Benetti (RJ) e Coordenadora Editorial dos Cadernos de Ensino Religioso da Educação Metodista.  Participaram do encontro, os professores de Ensino Religioso do Colégio Metodista Centenário, Colégio Metodista Americano, de Porto Alegre, e do Colégio Metodista União, de Uruguaiana.

Antes de iniciar a capacitação, o Pastor Antonio realizou uma leitura bíblica e conduziu um momento de oração e reflexão. Na sequência, o reverendo comentou sobre o papel da Educação Metodista como colaboradora do ensino de Deus. “Nossos alunos precisam saber que nós podemos os abençoa-los e que estamos aqui por eles”, enfatiza.

Em seguida, o Diretor do Colégio Centenário, Marcos Wesley, deu boas-vindas aos participantes e destacou a relevância do Ensino Religioso nos segmentos das escolas Metodistas. “O Ensino Religioso tem que ser integral e pautar todas as nossas atividades”, aponta. Segundo o diretor, os professores estão cumprindo o “chamado da multiplicação”, já que possuem a missão de transmitirem e multiplicarem a sabedoria e os princípios da fé. “Precisamos, como Igreja, como educação, crescer. Recebemos essa herança e precisamos multiplica-la”, observa.

Na sequência, o Agente da Pastoral, Ideifle da Silva Júnior realizou um momento de oração e a bênção dos participantes. Em sua reflexão, o Pastor fez um agradecimento a Deus pela união dos educadores no propósito de darem continuidade ao trabalho dos missionários que fundaram as instituições educacionais metodistas.

Durante o encontro, os participantes também foram apresentados aos cadernos dos professores, ao histórico da proposta, a um momento de fundamentação teológica e ainda participarem de um diálogo sobre o sentido do Ensino Religioso.

Os Cadernos de Ensino Religioso foram produzidos sob a coordenação editorial da Reverenda Renilda Martins Garcia, contando com a colaboração de Horizontina Mello, Assessora Pedagógica da Coordenação Nacional das Pastorais Escolares e Universitárias da Rede Metodista de Educação e de Miriam Pacheco Loureiro Reis, professora de Ensino Religioso no Colégio Metodista Bennett (RJ).O trabalho é publicado pela Rede Metodista de Educação junto a Conapeu, e está fundamentado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que tange a área de Ensino Religioso.

De acordo com a Pastora Renilda, o Ensino Religioso, por meio dos Cadernos, vai reafirmar um posicionamento da Igreja Metodista que é promover a educação como um ato de amor, desenvolvendo acima de tudo,  a construção de um ser mais humano, mais gentil e mais solidário a partir da ótica cristã.

Além do Colégio Centenário, a capacitação e a apresentação dos Cadernos ocorre em outros três polos, envolvendo outras instituições da educação metodista. Os responsáveis pela capacitação dos professores de Ensino Religiosos para a Educação Metodista, que acontecem entre janeiro e fevereiro, são o Pastor Antonio Augusto, a Pastora Renilda Martins Gárcia e a professora Horizontina Canfield.

A capacitação ainda será continuada de maneira presencial ou on-line no EAD, por meio do curso de formação de professores para o Ensino Religiosos oferecido pelo EAD da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), que possui um dos seus polos na Faculdade Metodista de Santa Maria.

Com os novos Cadernos, a partir deste ano, estudantes dos ensinos fundamentais e médios de 14 colégios da Educação Metodista estudarão com materiais produzidos a partir da ética cristã e voltados para uma formação humana. Na intencionalidade de ter uma base comum de conhecimento, são feitos por segmento garantindo atividades específicas para cada nível, ano ou série.

Para este ano, foram produzidos cinco Cadernos, que contemplam os seguimento educacionais. São dois para a Educação Infantil, um para as séries iniciais do Ensino Fundamental, um para as séries finais do Ensino Fundamental e um para o Ensino Médio. Para o próximo ano, a proposta é que o material seja produzido de forma individual de acordo com as séries.