Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pelo quarto ano consecutivo, Centenário recebe intercambistas dos Estados Unidos

por Dara Luiza Hamann publicado 08/08/2017 13h42, última modificação 08/08/2017 13h42

Durante duas semanas, as turmas do Nível 5 A da Educação Infantil e do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário contaram com alunos especiais. Os irmãos Liam e Lucas Viana Thompson, de 6 e 8 anos, respectivamente, moram em Washington, nos Estados Unidos, e frequentaram as aulas durante o período de férias na casa da avó, Maria da Glória Almeida Viana, que mora em Santa Maria. Nesta segunda-feira, dia 7 de agosto, eles se despediram com uma aula de inglês e culinária americana, ministrada junto com a mãe, Débora Viana Thompson.

Os irmãos Lucas (à esquerda) e Liam colocaram a "mão na massa".

Para a mãe dos meninos, Débora, que estudou durante toda a Educação Básica no Centenário, a experiência vivenciada na escola durante este período é enriquecedora. “Conviver com crianças da mesma idade ajuda muito no aprendizado do português e, para mim, é sempre uma alegria visitar a família centenarista”, declara. A avó das crianças, Maria da Glória, foi professora durante 33 anos no Colégio e faz questão de manter este vínculo.

Os colegas das turmas do Nível 5 e do 3º ano acompanharam passo a passo a produção.

A visita dos intercambistas também contribuiu para o conhecimento dos alunos do Centenário. De acordo com a coordenadora pedagógica, Miriam Rossa, as crianças adoraram a visita. “A convivência, apesar de ser por um período breve, contribui para o aprendizado não só na língua inglesa, mas sobre a cultura de um país diferente”, comenta. Durante as aulas, Lucas e Liam compartilharam experiências da rotina deles nos Estados Unidos.

Para Lucas, que já é fluente na língua portuguesa, vir no Centenário é sinônimo de aprender coisas novas. Segundo ele, no país norte-americano não há quadros para escrever e os alunos não utilizam cadernos. “Eu gosto de vir aqui porque é diferente, tem que copiar as coisas”, afirma. No Brasil, Lucas está um nível à frente da série que cursa nos Estados Unidos e, desta forma, sempre aprende novidades. Outro ganho no Colégio santa-mariense, conforme ele, são as amizades.

Emanuel (à direita) mantém contato com Lucas durante todo o ano e já espera a próxima visita.

Emanuel Martinez Wentz conhece Lucas desde o primeiro ano que ele visitou o Centenário, em 2014. A dupla, que estudou junto no Nível 5 da Educação Infantil e agora no 3º ano do Ensino Fundamental, mantém laços que ultrapassam o ambiente escolar. No último final de semana, os dois se visitaram e aproveitaram os últimos dias de Lucas no Brasil para brincar e se divertir. Emanuel garante que está ansioso pelo próximo encontro com o amigo.

Prep time: 10 mins

Cook time: 10 mins

Total time: 20 mins

Serves: 20

Ingredients

- ¹/² Cup | 110g | Stik Butter

- ²/³ Cup | 150g | Brown Sugar

- ¹/³ Cup | 75g | White Sugar

- 1 Egg

- 1 Teaspoon Vanilla Extract

- 1 ²/³ Cup | 200g | All Purpose Flour

- 1 Teaspoon | 5g | Baking Soda

- ¹/² Teaspoon | 3g | Salt

- ¹/² Cup | 200g | Chocolate Chips

Instructions

1. In a mixing bowl cream together the butter and sugars until light and pale.

2. Add the egg and vanilla extract and beat until well incorporated.

4. Roll about tablespoons worth of dough into balls and place on a lined or greased baking sheet.

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 20 porções

Ingredientes

¹/² tablete de manteiga (110g)

²/³ xícara de açúcar mascavo

¹/³ xícara de açúcar cristal (branco)

1 ovo

1 colher de chá de essência de baunilha

1 ²/³ xícara de farinha de trigo (200g)

1 colher de chá de fermento químico

¹/² colher de chá de sal

¹/² xícara de chocolate em gotas

Modo de preparo

Em uma bacia média, misture com uma colher a manteiga e os dois açúcares. Depois, adicione o ovo e a essência de baunilha e misture novamente. Acrescente a farinha, o fermento e o sal até a massa ficar homogênea. Por último, adicione as gotas de chocolate.

Em seguida, em uma forma untada com papel manteiga, coloque porções da massa (uma colher de sopa) distribuídas com 3 a 5 centímetros de distância.

Ao final, coloque assar em forno pré-aquecido em 190°C, durante 5 a 7 minutos. Retire do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos. Desenforme e sirva.

Bom apetite!