Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Para conscientizar sobre o descarte correto do lixo

Para conscientizar sobre o descarte correto do lixo

por Dara Luiza Hamann publicado 19/04/2017 16h17, última modificação 20/04/2017 12h08
Palestra e exposição culminam tarefa científica da Gincana do Aniversário

Nesta terça-feira, dia 17 de abril, o assunto foi sustentabilidade no Colégio Metodista Centenário. Às 14h, no Auditório Alice Denison, os alunos dos Nível 5 da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 4º ano) assistiram uma palestra com a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Carmem Dickow Cardoso. O tema foi “Descarte correto do lixo”.

A atividade culminou a tarefa científica desenvolvida pelos estudantes durante a Gincana do Aniversário de 95 anos do Colégio Centenário, que recebeu o nome de “Limpando as gavetas de casa”. Na ocasião, os alunos tiveram três dias para reunir pilhas, baterias, celulares estragados e remédios fora do prazo de validade para trazer à escola. O material arrecadado surpreendeu pela quantidade, o que motivou a realização da palestra.

Palestra Sustentabilidade

Inicialmente, Carmem agradeceu o convite do Colégio para compartilhar com os alunos um pouco do que aprendeu na universidade. Ela também parabenizou a iniciativa da escola em inserir uma tarefa como esta na programação da gincana. Em seguida, destacou questões importantes envolvendo o descarte do lixo, utilizando exemplos do cotidiano para a melhor compreensão das crianças. “Os resíduos nem sempre são lixo, às vezes, podem servir para outras pessoas” aponta.

Palestra Sustentabilidade

A palestrante também chamou a atenção dos estudantes para o tempo que demora para o lixo se decompor no meio ambiente. Ela apresentou números, como do vidro, que leva quatro mil anos para desmanchar e do chiclete, que precisa de 10 anos. “O lixo que jogamos aqui fica aqui, no nosso mundo” reforça. Por fim, Carmen abordou os materiais tóxicos, que não podem ser descartados junto com o lixo comum, que são as pilhas, baterias, eletrônicos e lâmpadas. “São resíduos pequenos, mas que fazem grandes estragos no nosso planeta” completa.

Palestra Sustentabilidade

Carmem é graduada em Química Industrial pela UFSM, possui mestrado em Química Analítica, também pela UFSM e doutorado em Química, ênfase em Química Analítica, pela Universidade de São Paulo (USP). Ela é mãe da aluna Sofia, que está no 1º ano do Ensino Fundamental no Colégio Centenário. Ao encerrar, ela convidou as crianças para dividirem com seus familiares as coisas que aprenderam na palestra.

Palestra Sustentabilidade

Logo após, os centenaristas se dirigiram ao hall de entrada do Colégio, onde puderam conferir uma exposição com amostras dos itens recolhidos, que posteriormente receberam o destino adequado.

Informações sobre a coleta seletiva de materiais específicos em Santa Maria:

Óleo de cozinha: Carrefour

Pilha comum: Farmácia Reni (55) 3222-5448; Shopping Royal; Postos Santa Lúcia (55) 3220-9000

Lixo eletrônico:

- Químea Soluções Ambientais (BR 158, nº 10.605, bairro Cerrito. Fone (55) 3213-2074)

- Maringá Metais (Rua Miguel Carvalho de Macedo, nº 250, bairro Goiania. Fone (55) 3213-2074)

Medicamentos: Farmácia Panvel (Avenida Rio Branco, nº 533, Centro)

Mais informações: Secretaria Municipal de Meio Ambiente