Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Para conhecer os esportes da Olimpíada

Para conhecer os esportes da Olimpíada

por Dara Luiza Hamann publicado 05/07/2016 13h37, última modificação 05/07/2016 13h37
Alunos do Centenário pesquisaram sobre diferentes modalidades na disciplina de Educação Física

Ginástica artística e rítmica, golfe, salto em altura e em distância, corrida, esgrima, judô, boxe, handebol, rugby, futebol americano, baseball e badminton são alguns dos esportes que fazem parte dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A competição começa no mês de agosto e no Colégio Metodista Centenário a expectativa para acompanhar as disputas é grande. Com o intuito de proporcionar aos alunos um conhecimento mais aprofundado sobre algumas modalidades que não estão frequentemente na rotina das práticas esportivas, o professor de Educação Física, Lucas Bello, propôs um desafio para as turmas do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

esgrima

Um dos grupos escolheu a esgrima.

Organizados em duplas e grupos, os estudantes tiveram que escolher um esporte da Olimpíada para servir de objeto de estudo. Conforme o docente, os alunos pesquisaram o contexto histórico da modalidade e fizeram uma demonstração da prática da mesma, convidando os demais colegas da turma para participar. Esta segunda etapa foi realizada no Ginásio do Colégio. As apresentações encerraram na sexta-feira, 1º de julho, tendo em vista que foram três aulas destinadas para a culminância dos trabalhos, em cada série.

golfe

Demonstração de golfe foi a primeira para a maioria dos alunos, que só conheciam a prática através de filmes e da televisão.

Para o professor Lucas, os resultados da atividade foram positivos. “O desafio oportunizou a vivência de esportes diferentes daqueles que são praticados no dia a dia”, enfatiza. A proposta ainda possibilitou a ampliação do conhecimento dos alunos sobre a Olimpíada, que é o maior evento esportivo do mundo.

salto em distancia

Salto em altura também foi uma das modalidades praticadas.

“Achei bem interessante aprender mais sobre as olimpíadas e sobre os esportes que não estamos acostumados a praticar”, avalia a aluna do 8º ano, Carolina Boll. Ela relata que a atividade contribuiu para o conhecimento de novas modalidades, como o rugby e a esgrima, as quais nunca havia praticado.

corrida

O professor Lucas auxiliou os grupos nas demonstrações.