Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Palestra conscientiza centenaristas sobre alimentação e higiene

Palestra conscientiza centenaristas sobre alimentação e higiene

por Dara Luiza Hamann publicado 25/08/2016 10h22, última modificação 25/08/2016 10h22
Profissionais esclareceram dúvidas dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental

Inserida nas atividades da disciplina de Inglês, pela professora Taís Pagliarin, uma palestra foi ministrada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário. Na tarde de segunda-feira (22), a turma recebeu a visita da bióloga Rafaela Castro Dornelles e da engenheira química de alimentos, Vanessa Amaral Ribeiro, ambas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As profissionais tiveram uma conversa com as crianças sobre a importância dos cuidados com a alimentação e higiene, na prevenção de doenças. A palestra é complementar ao conteúdo Bacteria and food estudado anteriormente no livro de Inglês.

palestra bacteria and food

Crianças interagiram do início ao final da palestra.

O que são as bactérias e onde elas estão foi o ponto de partida da conversa. Rafaela explica aos alunos que dificilmente é possível observá-las à olho nu. A identificação ocorre somente por meio de microscópio. “Mas nós podemos perceber a ação das bactérias nos alimentos”, acrescenta. A bióloga ainda afirma que existem bactérias que prejudicam a saúde e outras que são benéficas, como aquela que transforma o leite em iogurte.

palestra bacteria and food

Livro de Inglês permaneceu aberto durante a atividade.

Na segunda parte da conversa, Vanessa explanou sobre a presença das bactérias nos alimentos e a forma correta de manipulá-los antes do consumo, para evitar doenças. Ela citou exemplos de ações práticas do dia a dia que podem prevenir as patologias, como lavar as mãos antes de ingerir qualquer alimento, ferver o leite, lavar bem as frutas e saladas, cozinhar a carne, etc. As crianças também foram orientadas a observar as condições de higiene de restaurantes, padarias e supermercados antes de consumir ou comprar alimentos. Ao final, foi aberto o espaço para perguntas. Os alunos interagiram, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências.

palestra bacteria and food

Turma registrou o momento, após a conversa com as profissionais.

Conforme a professora de Inglês, Taís Pagliarin, a atividade sobre alimentação e higiene ainda contemplou o aprendizado dos nomes das frutas e verduras e inglês. O trabalho multidisciplinar visa aliar o ensino da língua estrangeira à qualidade de vida e hábitos saudáveis dos estudantes.