Você está aqui: Página Inicial / Notícias / O que é renovar a mente?

O que é renovar a mente?

por Carina publicado 08/02/2017 11h52, última modificação 08/02/2017 11h52

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12.2 (Nova Versão Internacional)

O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Michaelis atribui à palavra renovar, dentre outros, os seguintes significados: “tornar(-se) novamente como se fosse novo; modificar(-se) para melhor; substituir algo por coisa mais nova;  adequar-se aos dias de hoje; atualizar-se.” Ao ler o versículo acima, percebemos que o sentido do termo renovação (como ato ou efeito de renovar), relacionado à mente, envolve os significados acima dicionarizados. No entanto, o que é renovar a mente, do ponto de vista do evangelho?

Primeiro, é preciso descartar a ideia de uma zerésima mental.  Zerésima é um termo da Justiça Eleitoral que se refere ao relatório que é emitido pela urna eletrônica antes de o primeiro eleitor ficar frente a frente com ela e que atesta, diante dos fiscais, o fato de ela não conter nenhum voto. A mente humana não é uma “tábula rasa” (considerar como nulo tudo quanto se há dito, escrito ou feito anteriormente) como alguns psicólogos e educadores já imaginaram.

A renovação da mente não se trata, pois, de zerar as experiências vividas ou os conhecimentos adquiridos quando entramos na esfera do reino de Deus. O próprio texto bíblico fala de não moldar-se ao padrão do mundo ao redor. É um processo de transformação, de dar um novo sentido à vida, de ter uma nova visão do mundo, agora a partir de um novo paradigma, o do reino de Jesus Cristo, propiciando a possibilidade de experimentar a vontade de Deus na existência humana. Todas as pessoas são desafiadas a provar esse processo de renovação.

Renovar a mente requer da pessoa a disposição de ler e estudar a Bíblia, porque nela podem-se encontrar coisas novas e coisas antigas. Foi isso que Jesus afirmou, depois de contar uma série de parábolas: “pois isso quer dizer que todo mestre da Lei que se torna discípulo no Reino do Céu é como um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas” (Mateus 13.52). Portanto, a renovação da mente se faz a partir da Palavra de Deus, dando um sentido novo ao antigo e adquirindo novos conhecimentos necessários a uma vida melhor no mundo pós-moderno.

Tenham todos e todas uma semana abençoada.

 

Reverendo Vicente de Paulo Ferreira

Coordenador da Pastoral Escolar e Universitária

Instituto Metodista Granbery