Dicas da Nutricionista para tratar Diabetes Infantil
A Diabetes Melito tipo 1 (DM1) é uma doença multifatorial e autoimune, caracterizada pela destruição de algumas células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, que fazem parar sua produção.
O diagnóstico de DM na primeira infância segue os mesmos critérios utilizados para outras faixas etárias, aceitos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os sintomas são: sede constante, fome excessiva, vontade de urinar várias vezes, perda de peso e náuseas.
A alimentação sempre deve ser individualizada e depende da insulina que é aplicada, portanto, é necessário procurar orientação médica e, se possível, de nutricionista.
DICAS QUE AJUDAM NO TRATAMENTO DA DOENÇA:
- A alimentação básica da criança abaixo de 5 anos com DM não difere muito das outras crianças da mesma idade.
- A divisão do total em 6 refeições (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) é comum nessa faixa etária e auxilia a evitar períodos de jejum prolongado.
- Lactentes e crianças mais novas podem necessitar ainda de leite ou algum outro aporte calórico durante a madrugada, quando o jejum da noite for muito prolongado.
- Evitar o excesso de açúcar refinado, salgadinhos, refrigerantes, fast-foods, entre outros.
- A criança deve adotar hábitos saudáveis, que poderão ser mantidos ao longo da infância e da adolescência.
- Praticar exercícios físicos ajuda no controle glicêmico (é de extrema importância fazer o teste de glicemia antes de qualquer atividade física para evitar uma queda brusca da glicose).
- Se for consumir um alimento industrializado, é aconselhável ler o rótulo e checar as quantidades dos nutrientes fornecidas.
- Tomar cuidado com o consumo exagerado de carboidratos e açúcares.
- O açúcar deve ser substituído por adoçantes.
- É importante que a família participe da dieta da criança, como meio de apoiá-la e incentivá-la.
Nutricionista Josiane B. S. Braun
CRN 9881