Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Nova Banda do Colégio Centenário incentiva a participação dos alunos na música

Nova Banda do Colégio Centenário incentiva a participação dos alunos na música

por joana.gunther — publicado 05/04/2018 11h40, última modificação 05/04/2018 12h02

Mais um projeto inclusivo e inovador integrado à proposta curricular do Colégio Centenário. A Banda composta por alunos é novidade e foi inaugurada no dia 27 de março, na ocasião em que realizou sua primeira apresentação, que foi em comemoração aos 96 anos do Colégio. O projeto está sob acompanhamento da professora de Artes do Ensino Fundamental e Médio, Cirlene Ereno: “Desde que cheguei na escola tenho vontade de fazer uma banda. Conversando com alguns professores e a direção e lançamos a ideia para as turmas.  Iniciamos os ensaios há três semanas”, revela.

A participação na banda conta como uma atividade extracurricular e voluntária, já que, segundo a professora, qualquer estudante do turno da manhã que esteja interessado em aprender sobre música pode se candidatar. No momento, seis estudantes já integram a banda, dois alunos do 1º ano do Ensino Médio e quatro do 2º ano, mas a expectativa é que nas próximas semanas esse número se amplie.

O repertório musical da Banda é selecionado a partir do que Cirlene e seus alunos acreditam fazer parte da principal proposta do projeto: interpretar variados estilos musicais de maneira diferenciada sem distanciar-se do estilo original. Para este ano, o grupo já tem metas a serem cumpridas. Uma deles é a construção de um repertório com no mínimo 15 músicas, o que equivale a uma apresentação com tempo aproximado de 45 minutos. Daí em diante, a intenção é se apresentar ou competir em festivais de bandas escolares que possam ocorrer na região. Ainda que, a maior expectativa seja participar do Encontro de Bandas da Rede Metodista, que ocorre no mês de outubro em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo.

Os alunos que quiserem participar da Banda do Colégio Centenário estão convidados a comparecerem nas quintas, das 14h às 16h, no auditório Alice Denison, onde acontecem os ensaios semanais.

Confira o vídeo da primeira apresentação da Banda realizada no dia do aniversário da escola.