Você está aqui: Página Inicial / Notícias / No Colégio Centenário, alimentação saudável se aprende na escola

No Colégio Centenário, alimentação saudável se aprende na escola

por Colégio Metodista Centenário — publicado 02/09/2008 10h14, última modificação 23/05/2016 11h26
Alunos(as) da 3ª série do Ensino Fundamental produziram sanduíches naturais em sala de aula a partir do estudo dos alimentos
Tudo começou com a Olimpíada de Pequim, quando os(as) alunos(as) da 3ª série do Ensino Fundamental começaram a trabalhar aspectos da China, como os hábitos alimentares e culminou em um aprofundado estudo sobre a função dos alimentos no organismo, o seu valor nutritivo e a importância de uma alimentação equilibrada. O interesse, conforme a professora da turma Ana Elisa Scholotefeldt, partiu das próprias crianças, e dos hábitos alimentares dos chineses, chegou-se no corpo humano e no desenvolvimento de assuntos relativos a aspectos da nutrição, tipos de alimentos, vitaminas e pirâmide alimentar.

Antes da atividade prática em sala de aula os(as) alunos(as) pesquisaram sobre os elementos vitamínicos que estão presentes em cada um dos alimentos, focando nos legumes. “Nesta fase, eles comem muitos alimentos com alto valor calórico e pouco valor nutritivo, por isso é importante que isso seja trabalhado na escola”, destaca a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, Rejane Cavalheiro.

Tanta pesquisa e interesse resultaram em uma mesa farta e colorida na sala de aula, onde as crianças se deliciaram fazendo os próprios sanduíches. Pão, alface, beterraba, cenoura, ervilha, milho, ovo cozido, tomate e queijo foram os principais ingredientes do lanche.

Ranier Gutierres, de 8 anos, não resistiu a variedade e comeu três sanduíches. “A comida mais natural ajuda no funcionamento de todos os sistemas do corpo”, explica. Dentro da proposta de uma alimentação mais saudável, os(as) alunos(a) já saborearam uma sopa com legumes e verduras trazidos por eles e preparada pela Assistente do Setor, Elisete Santos.

Além da degustação de alimentos saudáveis, a proposta da professora Ana Elisa é que alguns pais de alunos(as) que trabalham na área da saúde como dentistas, psicólogos(as) e enfermeiros(as), façam palestras sobre o tema em sala de aula.

Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira