Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Livros “Nossos Sonhos” serão lançados na Feira do Livro nesta quinta (9)

Livros “Nossos Sonhos” serão lançados na Feira do Livro nesta quinta (9)

por Caroline Costa publicado 08/05/2019 13h20, última modificação 08/05/2019 13h21

Na próxima quinta-feira, dia 9 de maio, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental vão estar na Feira do Livro de Santa Maira para lançarem dois livros: “Nossos Sonhos em: A História de Muitas Histórias” e “Nossos Sonhos em: Alice e Uma Grande Aventura”.

As obras foram produzidas em 2018, quando os alunos estavam no Pré B, sob coordenação das professoras Neiva Lobo e Ana Rúbia Teixeira. Cada turma, Pré B1 e Pré B2, elaborou o seu próprio livro. O lançamento está agendado para às 14h, na Praça Saldanha Marinho.

A programação da Feira é aberta ao público, portanto a comunidade escolar e os familiares dos estudantes estão convidados a irem prestigiar o lançamento da produção centenarista. A edição de 2019 da Feira do Livro de Santa Maria acontece entre os dias 26 de abril e 11 de maio.

A cada edição, “Nossos Sonhos” conta com a participação de cerca de 40 estudantes do Colégio Centenário, com idades entre cinco e seis anos. O projeto está na sua 21ª edição, sendo que desde 2001 um livro é lançado anualmente na escola e posteriormente na Feira do Livro de Santa Maria.

Saiba mais sobre o processo de criação do livro “Nossos Sonhos”

Por meio do projeto, as turmas dos Níveis 5 A e B produzem desenhos em telas de tapeçaria e a partir disso, desenvolvem um livro com as histórias baseadas nos desenhos. A cada ano, o projeto é iniciado no começo do ano letivo, quando os estudantes são apresentados a uma temática de trabalho. Com base nesta temática, cada criança deve apresentar dois pré-projetos de desenhos e apresentá-los a turma. Após a apresentação, acontece uma votação entre as próprias crianças que juntas selecionam o melhor desenho de cada colega. Cada um dos desenhos selecionados passa a ser bordado em uma tela de tapeçaria.

Após o processo de seleção, as próprias crianças, com o auxílio das professoras, realizam a confecção das telas. No primeiro momento, os estudantes transferem um esboço do desenho para a tela, terminado isso, fazem um bordado do contorno e das assinaturas dos seus nomes. Finalizado, o último passo é recortar e colar os retalhos que preenchem o esboço dos desenhos. Esse último processo, conta com a participação dos pais dos alunos. Após a tela ser finalizada, os pais, juntos dos alunos e dos professores, também colaboram no desenvolvimento das histórias, que devem ser baseadas no significado dos desenhos. Destas histórias, surge o livro “Nossos Sonhos”, que a cada ano apresenta uma temática diferente.