Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Livros “Nossos Sonhos” é lançado na Feira do Livro de Santa Maria

Livros “Nossos Sonhos” é lançado na Feira do Livro de Santa Maria

por Caroline Costa publicado 14/05/2019 17h12, última modificação 14/05/2019 17h12

Os estudantes da 1ª série do Ensino Fundamental do Colégio Centenário lançaram mais uma edição do livro “Nossos Sonhos”, na tarde da quinta-feira, 09 de maio. As obras lançadas neste ano tinham como título: Nossos Sonhos Em: A história de muitas histórias e Nossos Sonhos Em: Alice e uma grande aventura. Os livros foram produzidos em 2018, quando os estudantes estavam no Pré B, sob coordenação das professoras Neiva Lobo e Ana Rúbia Teixeira.

Durante o Lançamento, que iniciou às 14h na Praça dos Escritores, os alunos expuseram os livros e também as telas que serviram de matéria prima para a publicação. O momento rendeu registros e sorrisos de satisfação, por parte das crianças e também das famílias que prestigiaram. Nesta edição, as produções centenaristas tinham como temática o meio ambiente.

O projeto “Nossos Sonhos” é realizado desde 2001 e a cada edição conta com a participação de cerca de 40 estudantes com idades entre cinco e seis anos. Além da produção da obra, por meio do projeto as crianças bordam desenhos em telas de tapeçaria, com o auxílio dos pais e das professoras. A partir dos bordados, cada aluno usa a imaginação para desenvolver as suas próprias histórias. Todos os anos as obras são lançadas na escola e posteriormente na Feira do Livro de Santa Maria.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Amanda do Prado Cezar, além de incentivar a leitura e a escrita, o projeto propicia o desenvolvimento da criatividade e da coordenação psicomotora nas crianças. A professora destaca que um dos fatores mais importantes do trabalho é a aproximação da família com a escola, uma vez que os pais participam do processo de bordar as telas. “O projeto, em sua grandeza, permite, além de seu encantamento, trabalhar de forma lúdica aspectos psicomotores, artísticos, além de proporcionar a aproximação da família com a escola a partir de práticas significativas”, destaca.

Amanda também explica que a confecção das telas e dos livros é a fase final de uma série de atividades que os estudantes desenvolvem desde o maternal até chegarem ao Pré B, etapa final da Educação Infantil. Segundo a coordenadora, com o Maternal I é desenvolvido o projeto “Nossas Sensações”, no Maternal II há projeto “Nossas Recordações”. Já no Pré A é realizado o projeto “Nossas Emoções.

Para Daiana Schirmer Martini, mãe da aluna da turma 11, Marina Martini, o projeto é uma forma de aproximar as famílias do aprendizado dos filhos. Além disso, a mãe observa que o trabalho foi importante para o desenvolvimento de Marina. “É um diferencial que o Colégio proporciona para os alunos e para as famílias. Não vemos isso em outras escolas”, aponta Daiana.

O pequeno Lorenzo Silveira de Oliveira tem seis anos e estava muito animado com o seu “dia de escritor”. Para ele, a parte favorita de todo o trabalho foi ter o seu livro e a sua tela exposta para “todo mundo ver”. Ele conta que foi muito divertido aprender a bordar e que embora, às vezes tivesse dificuldade, sempre contou com a ajuda dos pais e das professoras.