Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Livro “Nossos Sonhos Em: Pesquisando e Aprendendo” da Educação Infantil é lançado na Feira do Livro 2018

por joana.gunther — publicado 22/05/2018 11h22, última modificação 06/05/2019 16h54

No dia 8 de maio, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental estiveram na Feira do Livro de Santa Maria para lançarem o livro “Nossos Sonhos Em: Pesquisando e Aprendendo”. A obra foi produzida em 2017, quando os estudantes estavam no Nível 5, sob coordenação das professoras Neiva Lobo e Ana Rúbia Teixeira.

O projeto “Nossos Sonhos” foi criado em 2001. Nele, as turmas dos Níveis 5 A e B produzem desenhos em telas de tapeçaria e a partir disso, desenvolvem um livro com as histórias baseadas nos desenhos. A cada ano, o projeto é iniciado no começo do ano letivo, quando os estudantes são apresentados a uma temática de trabalho. Com base nesta temática, cada criança deve apresentar dois pré-projetos de desenhos e apresentá-los a turma. Após a apresentação, acontece uma votação entre as próprias crianças que juntas selecionam o melhor desenho de cada colega. Cada um dos desenhos selecionados passa a ser bordado em uma tela de tapeçaria. De acordo com Neiva, o processo de escolha realizado em grupo trata-se de um aprendizado para os estudantes: “A ideia é que eles aprendam a escolher, a selecionar algo que eles vão produzir, pois, quando vamos em uma loja comprar alguma coisa, não compramos a primeira mercadoria que vemos pela frente, temos que escolher o que é melhor”, compara.

Após o processo de seleção, as próprias crianças, com o auxílio das professoras, realizam a confecção das telas. No primeiro momento, os estudantes transferem um esboço do desenho para a tela, terminado isso, fazem um bordado do contorno e das assinaturas dos seus nomes. Finalizado isso, o último passo é recortar e colar os retalhos que preenchem o esboço dos desenhos. Esse último processo, conta com a participação dos pais dos alunos. Após a tela ser finalizada, os pais, juntos dos alunos e dos professores, também colaboram no desenvolvimento das histórias, que devem ser baseadas no significado dos desenhos. Destas histórias, surge o livro “Nossos Sonhos”, que a cada ano apresenta uma temática diferente.

Paralelo à confecção das telas, a professora explica que os alunos também estudam sobre como é produzido um livro infantil. Para isso, todas as quartas-feiras os alunos levam para casa uma ficha de leitura, a partir dessa ficha eles escolhem um livro para lerem e observarem a sua estrutura, quem é o autor, como são as ilustrações e assim por diante. A professora indica que todo o trabalho realizado ao longo do projeto, é uma maneira de incentivar a leitura e propiciar o desenvolvimento da coordenação motora e noção das cores nas crianças. “Notamos que as crianças se envolvem muito no projeto, elas têm interesse em vivenciar todo o processo, pois criam e participam desde a primeira etapa, desde o primeiro bordado até livro finalmente ser finalizado”, conclui a professora.

A coordenadora pedagógica do Colégio Centenário, Amanda do Prado Cezar, fala sobre a importância do projeto para a formação e o desenvolvimento dos estudantes.  “A tarefa de formar leitores coloca a escola e os professores diante de um grande desafio:  convencer os estudantes da importância social e individual dos escritos e dos pensamentos individuais e coletivos que uma obra pode produzir”, indica. Amanda também reconhece que a confecção dos livros auxilia na formação das crianças como leitores com capacidade de compreensão e interpretação.

A cada edição, “Nossos Sonhos” conta com a participação de cerca de 40 estudantes com idades entre cinco e seis anos. O projeto está na sua 20º edição, sendo que desde 2001 um livro é lançado anualmente na Escola e posteriormente na Feira do Livro de Santa Maria.