Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Lavar as mãos é a melhor forma de prevenir doenças

Lavar as mãos é a melhor forma de prevenir doenças

por Dara Luiza Hamann publicado 26/05/2017 13h06, última modificação 26/05/2017 13h06
Tema foi abordado durante palestra de acadêmicos do curso de Biomedicina

Na manhã de quinta-feira (25), o Colégio Metodista Centenário recebeu a visita da ex-aluna Vanessa Müller, que trouxe colegas do curso de Biomedicina do Centro Universitário Franciscano para palestrar sobre bactérias. A atividade esteve inserida em um trabalho prático da disciplina de Bacteriologia Básica, do 3º semestre. O grupo, composto ainda pelos acadêmicos Carolina Devidson, Katielle Brum, Laíse Missio e Matheus Schwark, conversou com as turmas do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental e com o 1º e 3º ano do Ensino Médio, no horário das matérias de Ciências e Biologia, respectivamente, ministradas pela professora Letícia Tridico Marques.

Palestra Biomedicina

O bate papo ocorreu de forma dinâmica e houve interação em todas as turmas. Os alunos do Centenário têm informações sobre o assunto, mas aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas e compartilhar experiências do cotidiano. Entre os principais pontos abordados pelos futuros biomédicos esteve o valor benéfico das bactérias. Segundo Vanessa, em quantidades adequadas, as bactérias contribuem para o funcionamento do organismo. “Por muito tempo o antibiótico era usado sem moderação, até em situações que poderiam ser tratadas de outras formas e isso causou uma diminuição do número de bactérias do corpo e elas ficaram mais resistentes, as superbactérias”, relata. Ela aponta que atualmente, com o controle da comercialização deste tipo de medicamento, permitida somente mediante prescrição médica, já são observados avanços.

Palestra Biomedicina

Para que as bactérias não se tornem prejudiciais, os acadêmicos recomendam prevenção. De acordo com eles, a melhor forma de evitar doenças causadas por bactérias é lavar as mãos com frequência, principalmente antes das refeições. Ao final da conversa, em cada turma, o grupo coletou amostras das mãos e da ponta do nariz de cinco alunos para analisar em laboratório. Os resultados da quantidade e evolução das bactérias serão apresentados em uma nova visita, ainda a ser agendada. Também foi entregue um folder com informações complementares sobre o tema e um passo a passo da forma correta e eficaz de lavar as mãos.

Palestra Biomedicina

Conforme a professora Letícia, atividades como esta proporcionam a verificação na prática dos assuntos que são trabalhados em sala de aula, nas duas disciplinas. Nas turmas do Ensino Médio, os acadêmicos ainda explanaram sobre o curso de Biomedicina, atribuições e possíveis áreas de atuação. “Como eles já estão na fase de escolha da faculdade, puderam ter uma ideia sobre esta área e profissão”, destaca.