Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Intervenções artísticas estão expostas no 2º andar do Colégio Centenário

Intervenções artísticas estão expostas no 2º andar do Colégio Centenário

por joana.gunther — publicado 11/05/2018 16h55, última modificação 18/03/2019 15h09

O que te motiva? O que te incomoda no mundo? O que te move em busca dos teus sonhos? Foi pensando em indagações como estas que os estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Centenário realizaram intervenções artísticas que estão expostas no corredor do 2º andar da instituição. De acordo com a professora de Artes, Cirlene Ereno, a intervenção artística funciona como uma manifestação que tem o propósito de transmitir uma ou várias mensagens e significados. Trata-se de uma obra feita justamente para questionar e transformar a vida cotidiana.  “Só é intervenção se fizer as pessoas interpretarem a mensagem do trabalho e refletirem sobre isso”, explica.

Neste viés, as intervenções realizadas pelos estudantes foram projetadas com o intuito de provocarem a reflexão do contexto escolar. Dividida em grupos, a turma pensou em maneiras de instigar os outros alunos do Colégio. O objetivo é fazer com que eles se identifiquem e reflitam sobre aspectos da realidade que os cercam como estudantes e daqui alguns anos, como adultos que precisam decidir pelas suas próprias vidas. Portanto, as cinco obras expostas apresentam reflexões que correspondem ao cotidiano das crianças, adolescentes e jovens que circulam pelos corredores do Colégio Centenário diariamente.

As intervenções

Nas escadas do 1º para o 2º andar foram colocadas pegadas nas paredes. Com isso, os alunos quiseram representar o caminho pelo qual o estudante percorre pela sua vida escolar, desde a pré-escola até a formação na faculdade. Além do mais, a arte também representa as inúmeras alternativas e possibilidades que o estudante tem após faculdade, quando tem que optar por um caminho a seguir no que diz respeito à carreira profissional.

Outra intervenção artística exposta está relacionada com os dias de provas enfrentados pelos alunos. A obra nada mais é que uma mesa de sala de aula complemente rabiscada com contas de matemática, física e química. A reflexão induzida pela obra é sobre o espaço que os estudantes utilizam para fazer os cálculos nos dias de avaliação e a constante busca por bons resultados que isso representa.

O desenho de uma árvore de dinheiro é outra obra realizada por um grupo de estudantes da turma. A ilustração é uma reflexão à constante busca pela independência financeira. A quarta intervenção artística realizada são pássaros de origamis que simbolizam a liberdade do estudante após o ensino médio, quando ele pode escolher que caminho seguir, se vai optar em cursar ou não uma faculdade, e se cursar, que curso escolher, que área seguir, entre outras indagações que fazem parte da vida de um jovem.

Por fim, o quinto trabalho está relacionado ao meio ambiente. Os alunos fizeram a ilustração de dois personagens de um desenho animado muito conhecido pelas crianças e adolescentes nos dias de hoje. Fazendo uma metáfora com os personagens, eles representaram capsulas de remédios relacionadas a deterioração do lixo. O objetivo da obra é conscientizar as pessoas a consumirem menos produtos, objetos e mercadorias descartáveis que poluam o meio ambiente.