Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Intercambistas se despedem depois de um mês no Colégio Centenário

Intercambistas se despedem depois de um mês no Colégio Centenário

por Dara Luiza Hamann publicado 19/07/2016 14h58, última modificação 19/07/2016 17h17
Crianças moram nos Estados Unidos e foram acolhidas para troca de experiências

Em férias do calendário escolar dos Estados Unidos, os pequenos Liam e Lucas Viana Thompson, de 5 e 7 anos, respectivamente, frequentaram o Colégio Metodista Centenário durante um mês. A experiência foi vivenciada junto à turma do Nível 4 A, coordenada pela professora Neiva Lobo.

intercambistas

Mãe e avó dos meninos participaram do último dia de aula no Centenário.

A família dos estrangeiros mora em Washington, nos Estados Unidos. Porém, mantém laços fortes com Santa Maria. A avó dos meninos, Maria da Glória Almeida Viana, reside no Coração do Rio Grande e, por um período de 33 anos, foi professora no Colégio Centenário. Para ela, a experiência dos netos na Instituição representa uma volta no tempo. “Revivemos momentos importantes que passamos no Centenário, uma escola que temos no coração”, declara.

intercambistas

Intercambistas fizeram um cartaz como forma de gratidão pela receptividade.

Conforme a mãe dos intercambistas, Débora Viana Thompson, ex-aluna centenarista, este um mês em que frequentaram as aulas foi de muito aprendizado. Por recomendação das professoras da escola de Washington, os dois irmãos ficaram na mesma turma. Débora explica que o filho mais novo ainda não dominava a conversação em português e o primogênito o auxiliou.

intercambistas

Ex-aluna do Centenário, Débora faz questão que os filhos tenham contato com a cultura brasileira.

A mãe destaca a influência do caráter lúdico das atividades desenvolvidas no colégio. “Lucas ajudou os colegas na confecção das telas, que já tinha feito no ano passado e isso proporcionou uma experiência de liderança para ele”, relata. Já Liam, o mais novo, conseguiu aprofundar o conhecimento da língua local e, ao final do período, falava fluentemente o português. Outro ponto importante da experiência, segundo Débora, é o contato com a cultura do Brasil e de Santa Maria.

Neste ano, o intercâmbio também foi uma oportunidade de reencontro. Lucas pode rever colegas e amigos que fez durante estadas anteriores no Centenário. Emanuel Martinez Wentz está entre estes amigos. Enquanto estavam afastados, o brasileiro chegou a mandar uma carta para Lucas nos Estados Unidos. O contato é mantido também por meio das redes sociais, por onde as mães conversam. Emanuel conta os dias no calendário para encontrar novamente o amigo estrangeiro. “O Lucas é meu amigo e eu gosto de brincar com ele”, afirma.

intercambistas

Lucas e Lian levam consigo uma recordação da turma de 2016 do Nível 4 A do Colégio Centenário.

A despedida foi marcada por uma confraternização, realizada na tarde de quinta-feira, 14 de julho. A turma organizou um chá com doces e salgados e os intercambistas receberam um mimo com uma foto do grupo, para levarem de lembrança da experiência.

A coordenadora pedagógica do Colégio Centenário, Miriam Rossa, afirma que o vínculo com a família de Lucas e Liam se mantém há anos. “É uma relação familiar com a escola”, explica. Para ela, a experiência de um mês na Instituição rendeu frutos para ambos os lados. “O maior ganho é a troca cultural entre americanos e brasileiros. Nossos alunos conheceram um pouco mais sobre o cotidiano americano e os intercambistas vivenciaram a cultura daqui”, enfatiza.