Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Instituto Metodista Centenário é sede para atividades do Fórum Mundial da Educação

por Colégio Metodista Centenário — publicado 05/06/2008 14h22, última modificação 23/05/2016 11h26
Debates temáticos e oficinas reuniram mais de 1000 pessoas de diferentes estados e países nas dependências da instituição
De 28 a 31 de maio Santa Maria tornou-se o centro dos debates sobre educação. Como instituição de ensino atuante e atenta às discussões sobre o tema, o Colégio Metodista Centenário e a FAMES foram parceiros do evento, sediando parte da programação do Fórum. Na quinta-feira (29/05) aconteceram os debates sobre “Educação Básica e Compromisso Social”, “Educação e Trabalho em uma sociedade inclusiva” e “Educação Popular, economia solidária e desenvolvimento”, com palestrantes do Brasil e do exterior.

A educação como prática social foi uma das linhas de discussão, além da desigualdade em questões educacionais, atitudes e valores no contexto do ensino no debate sobre “Educação Básica e compromisso social”, realizado no ginásio. “A escola é um espaço de realização da educação e isso implica pensá-la como um local de práticas sociais. É preciso ir além do conteúdo escolar, da metodologia, é necessário pensar na função social que ocupamos”, ressaltou Marcelo Soares da Silva, da Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica (SEB/MEC).

A Diretora de Unidade do IMC, profª Luciana Dias, que foi mediadora do debate ressaltou a afinidade da instituição com as práticas inclusivas. “Na nossa instituição temos como princípio educar como prática social. Por isso, espaços de diálogo como esse são de extrema importância”, justificou.

O Fórum Mundial de Educação, promovido pela Prefeitura de Santa Maria em parceria com instituições e entidades, encerra no sábado (31/05) com o intento de ter propiciado um espaço de debates e diálogos para a criação de alternativas para projetos e programas educacionais em todos os níveis.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Colaboração e fotos: Thaís Pedrazzi