Você está aqui: Página Inicial / Notícias / IMC assina termo de intenção de parceria com agência das Nações Unidas para Refugiados

IMC assina termo de intenção de parceria com agência das Nações Unidas para Refugiados

por Colégio Metodista Centenário — publicado 05/08/2008 14h52, última modificação 23/05/2016 11h26
Assinatura do documento aconteceu na terça-feira (05/08) em visita do Representante do ACNUR no Brasil à direção da instituição
O Instituto Metodista Centenário (IMC) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) formalizaram na terça-feira (05/08) um termo de intenção de parceria entre as instituições. Com a assinatura do documento pelo representante do ACNUR no Brasil, Javier López-Cifuentes, a proposta é promover a pesquisa sobre direito internacional humanitário e facilitar o acesso de refugiados aos cursos de graduação da FAMES e, no caso das crianças, ao Colégio Metodista Centenário.

O Instituto Metodista Centenário também se propõe a integrar os refugiados em seus programas sociais e prestar assistência jurídica aos solicitantes de refúgio. Conforme a Diretora de Unidade do IMC, Luciana Dias, a parceria com a ACNUR contribui com a perspectiva filosófica da instituição. “É importante fomentar a discussão sobre os direitos humanos, pois buscamos formar profissionais com sensibilidade para esse tema”.

O Alto Comissariado das Nações Unidas, por sua vez, se colocou a disposição para a realização de cursos e palestras sobre o tema e também para dar espaço em suas publicações à pesquisa produzida na instituição relacionada às questões de refúgio e direitos humanos. “Queremos que as pessoas sejam aceitas como diferentes, não que tenham privilégios”, destacou a coordenadora do projeto de reassentamento solidário da Associação Antônio Vieira (ASAV), órgão ligado ao ACNUR, Karin Wapechowski.

Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira.