Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Gincana e comemorações marcam os 95 anos do Colégio Centenário

Gincana e comemorações marcam os 95 anos do Colégio Centenário

por Dara Luiza Hamann publicado 07/04/2017 15h22, última modificação 11/04/2017 08h40
Atividades ocorreram entre os dias 27 de março e 1º de abril

“Reforma: um caminho necessário” foi o tema da programação alusiva ao aniversário de 95 anos do Colégio Metodista Centenário. A data foi comemorada na segunda-feira, dia 27 de março, porém as atividades festivas seguiram até o sábado, dia 1º de abril. Durante a semana, os alunos participaram da tradicional gincana e desenvolveram tarefas conforme os pilares que norteiam a proposta educacional: Ciência, Tecnologia e Sociedade. Também se ouviu cantar, mais de uma vez, o Parabéns e o hino do Centenário. Toda a comunidade centenarista esteve em festa.

A abertura da programação do aniversário ocorreu na segunda-feira, dia 27 de março, data de fundação do Colégio. Pela manhã e à tarde, foi realizado o lançamento da gincana, com apresentação das equipes e entrega das tarefas social e científica. Formaram-se sete equipes no turno da manhã e seis no turno da tarde. Também participou a Escola para Adultos da FAMES.

Aniver CC 2017

Em seguida, o diretor da escola, Flávio Pereira, acolheu os alunos. Ele disse: “vocês também estão completando mais um aniversário aqui”. Aos professores e colaboradores da Instituição, o professor Flávio prestou um agradecimento. “Sou grato pelo trabalho de todos à longo prazo”, enfatiza. Ainda em sua fala, convidou a todos para colocarem a mão sob o lado esquerdo do peito – o coração – e cantarem junto com ele o hino do Centenário.

As atividades seguiram na terça-feira, dia 28, com a prova tecnológica KAHOOT, em que os alunos, utilizando o Laboratório Móvel de Tablets, responderam questões de conhecimentos gerais e sobre a história do Colégio. Na quarta-feira, dia 29, foi a vez da prova física, onde um representante de cada equipe teve que cumprir um circuito montado no ginásio da escola. Também na quarta-feira, as crianças da Educação Infantil se divertiram em brinquedos infláveis montados no pátio.

Aniver CC 2017

Na quinta-feira, dia 29, as equipes tiveram que entregar a prova social e o cheiro da sexta-feira já estava no ar. O penúltimo dia de programação foi marcado pela confecção do bolo de aniversário. A escola disponibilizou as massas e os alunos, com criatividade e ajuda dos professores, fizeram o recheio e decoração. No recreio, foram montadas mesas no pátio e toda a produção confeiteira foi exposta. Após cantar Parabéns e o hino centenarista, todos partilharam dos bolos.

Aniver CC 2017

O sábado, dia 1º de abril, reservou a culminância da gincana. Pela parte da manhã, no ginásio do Colégio, aconteceram as apresentações artísticas e culturais do Show de Talentos. Cada equipe organizou uma atividade, entre canto, dança e teatro. Os familiares lotaram as arquibancadas para assistir os centenaristas.

Durante breve solenidade que antecedeu às apresentações, a agente da pastoral Ângela Dias, realizou um momento de reflexão. Ela destacou que o Colégio Centenário é feito pelas pessoas e enfatizou o tema da comemoração. Segundo a reverenda, em 31 de outubro deste ano serão comemorados os 500 anos da Reforma Protestante. “Uma reforma no pensamento, uma reforma que leve à transformação”, declara. O diretor Flávio falou também, agradecendo a todos que se envolveram com a programação. “Trabalhamos a valorização do ser humano dentro dos valores éticos cristãos”, expõe, fazendo referência a todos que fizeram e fazem parte dos 95 anos da escola.

Aniver CC 2017

O momento final foi o anúncio dos vencedores da gincana, seguido da entrega da premiação. No turno da manhã, o primeiro lugar ficou com a equipe da turma 81 do 8º ano. A prata foi para a turma 71 e o bronze para a 61. Já á tarde, a campeã foi a equipe do 3º ano, seguida do 4º ano, em segundo lugar e do 1º ano, em terceiro.

Ex-Alunas do Centenário e Escola para Adultos participaram do aniversário

As comemorações dos 95 anos do Colégio Metodista Centenário tiveram a participação especial de ex-alunas centenaristas e da Escola para Adultos. Na sexta-feira, dia 31 de março, o grupo participou do momento de confraternização com a partilha dos bolos de aniversário. Elas trouxeram duas tortas, enfeitadas à caráter. Na ocasião, também esteve presente a missionária Wilma Roberts. Ela falou para os alunos da escola sobre o seu envolvimento com o Colégio Centenário e as atividades que desenvolveu na Instituição.

Aniver CC 2017

A programação do aniversário teve mais uma atividade na semana seguinte. Na quarta-feira, dia 5 de abril, a turma do 4º ano do Ensino Fundamental recebeu a visita de membros da Igreja Metodista, que compartilharam memórias relacionadas à escola. Os pequenos já estavam organizados com perguntas para os convidados.

Aniver CC 2017

Maria Onofre Gonçalves Dias, que estudou e trabalhou no Colégio Centenário, contou à turma como era a sua rotina. “Para quem ficava no internato, tinha a hora da refeição, do banho, do estudo e do brinquedo”, relata. Ela também falou da importância da preparação dos estudantes, com foco na sociedade. Além dela, também participou do momento a líder da Sociedade Metodista de Mulheres, Elizete Fauth Vargas. Ela comentou sobre os 100 anos da sociedade e o trabalho que é feito pelo grupo. “Parecido com o que as missionárias fizeram quando vieram”, completa.

Mais fotos podem ser conferidas na FanPage do Colégio Metodista Centenário no Facebook.