Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Feira de Ciências movimentou o sábado no Colégio Centenário

Feira de Ciências movimentou o sábado no Colégio Centenário

por Carina publicado 16/11/2017 11h53, última modificação 16/11/2017 11h53

A manhã do último sábado, 11 de novembro, foi repleta de experimentos e aprendizagem no pátio do Colégio Centenário. Durante a manhã os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio apresentaram os trabalhos desenvolvidos nas aulas de ciências para os visitantes da Feira de Ciências.

Feira de Ciências 2017

Mesmo com a manhã ensolarada, o grupo dos alunos Gabriel Reis, Lívia Pereira, Antônio Zornio e Gabriel Mainardi, do 9º ano do Ensino Fundamental, gerou luz no pátio do colégio. O trabalho apresentava uma lâmpada caseira que utiliza grafite, pilhas e fio de cobre. Após as pilhas entrarem em contato com o fio de cobre, o grafite começava a queimar dentro de um vidro e, então, era gerada a luz.

Feira de Ciências 2017

Já as alunas Manoella Brambila, Eduarda Boemo, Fernanda Ebling e Maria Carolina Senna, também do 9º ano, trouxeram isopor, acetona, água rás e corante para mostrar a o que acontece quando a acetona, após ser misturada com a água rás e o corante, entra em contato com o isopor. O contato entre os dois transforma o isopor em uma massa, conhecida como polímero e que é a forma original do isopor. A reação ocorre porque a acetona desfaz as bolhas de ar presentes no objeto.

Feira de Ciências 2017

Além da lâmpada e do isopor, o sistema solar, a ótica, os anfíbios, as aves e até um motor com imãs estavam entre os trabalhos apresentados pelos alunos. Todos os projetos foram avaliados pelos professores do Colégio durante a exposição.

Feira de Ciências 2017

A Feira de Ciências serve como incentivo para que os alunos se dediquem durante as aulas e os estudos para que, ao final, bons resultados sejam apresentados à comunidade escolar, além de ser um momento de interação entre alunos, pais e professores.