Feira de Ciências apresentou trabalhos inovadores
Quase quarenta trabalhos científicos foram expostos para visitação durante a Feira de Ciências do Colégio Metodista Centenário, realizada no dia 8 de outubro. Os pais, amigos e familiares puderam conferir cada pesquisa no ginásio da escola. A atividade ocorreu no período da manhã, a partir das 9h. Os experimentos foram apresentados pelas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Grupos tiveram que apresentar seus trabalhos para os visitantes da Feira.
Cada grupo era responsável por explicar e demonstrar o funcionamento do seu projeto. Água, fogo, eletricidade, plantas, entre outros temas fizeram parte da exposição da Feira de Ciências. Os professores do Centenário contribuíram na avaliação dos trabalhos e ao final, os alunos levaram para casa seus experimentos.
Professores conferiram os trabalhos e avaliaram o desempenho dos alunos a partir de critérios.
O grupo composto pelos estudantes Daniel Falcão, João Pedro Zauza e Luiz Andrei Avello, do 2º ano do Ensino Médio, trouxe para a Feira de Ciências uma pesquisa sobre massa perdida e reações químicas. Eles avaliam a atividade como desafiadora, tendo em vista que é preciso aprofundar os estudos para colocar a teoria em prática. Para os meninos, a Feira também é uma oportunidade de aproximação com a ciência.
Experiência com fogo chamou a atenção do público.
Para Evanise Streck Aguirre, mãe do aluno João Luiz, do 5º ano do Ensino Fundamental, a Feira de Ciências incentiva a pesquisa. “Meu filho participou pela primeira vez e foi muito interessante”, enfatiza. Segundo ela, o menino também exercitou a fala em público e a observação.
Familiares conferiram o trabalho que os alunos desenvolvem na escola.
A orientadora pedagógica do Colégio Centenário, Adineia Araújo, afirma que a Feira de Ciências vai ao encontro da proposta de valorização da presença da família na escola, uma vez que o envolvimento desta é fundamental para o incentivo ao aprendizado dos alunos. “É uma oportunidade única de verificar na prática o que vem sendo trabalhado em sala de aula”, explica. Em sua avaliação, aponta que os experimentos foram diversificados e inovadores, de acordo com o nível de aprendizado de cada série.
Assessoria de Imprensa