Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Expressão corporal na aula de Educação Física

Expressão corporal na aula de Educação Física

por Dara Luiza Hamann publicado 26/06/2017 14h05, última modificação 26/06/2017 14h05
Atividades foram realizadas com as turmas do 7º, º e 9º do Ensino Fundamental

Conteúdo cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a expressão corporal foi assunto nas aulas de Educação Física das turmas do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário. Nas últimas semanas, o professor da disciplina Lucas Bello, instigou os alunos a trabalharem a linguagem corporal.

Expressão Corporal

Alunos tiveram que utilizar gestos para expressar o conteúdo das letras das músicas.

Foram realizadas diversas atividades para colocar em prática a teoria estudada em sala de aula. Houve jogos de mímica, teatro mudo e, por último, apresentações em grupos. Na quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de junho, os estudantes foram até o Auditório Alice Denison para o último exercício de expressão corporal. Cada grupo teve que interpretar e representar a letra de uma música por meio de gestos, movimentos e expressões. Entre as canções escolhidas estiveram “Trem Bala”, de Ana Vilela.

Expressão Corporal

Ao final das apresentações de cada turma, o professor Lucas Bello comentou o desempenho dos grupos.

De acordo com o professor Lucas, apesar da timidez em alguns momentos os alunos conseguir atingir o objetivo do trabalho. “Eles tiveram tempo para ensaiar e se preparar, alguns grupos se preocuparam inclusive com o figurino e o cenário”, comenta. Para ele, a atividade contribuiu para a desinibição dos estudantes e também foi uma oportunidade de sair da rotina da prática esportiva.

Expressão Corporal

Os próprios colegas formavam a plateia e prestigiaram as apresentações.

A aluna do 7º ano, Eduarda de Souza, de 12 anos, afirma que sentiu timidez diante da turma, mas por fazer parte do grupo de dança do Colégio, teve mais facilidade. Ela avalia que a dificuldade foi reunir o grupo para ensaiar. “A apresentação até que foi rápida”, conclui.