Experiência da família é compartilhada na escola
Na tarde de quinta-feira (18), os alunos do Nível 4 A, da Educação Infantil do Colégio Metodista Centenário, receberam uma visita especial. O pai da colega Cecília, Alexandre Tavares da Silva, compartilhou com os pequenos suas vivências como educador físico e atleta.
Silva utilizou um vídeo para mostrar a prática da corrida em competições.
Conforme a professora Neiva Lobo, a atividade esteve inserida no trabalho desenvolvido com os alunos sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016. Entre os temas abordados por Silva esteve a importância da prática de atividades físicas para a qualidade de vida, aliada à uma alimentação saudável. Ele também explicou o que é o espírito esportivo, construindo junto com as crianças o conceito de cooperação e respeito, que devem estar presentes em qualquer competição.
Crianças ficaram admiradas com as medalhas e troféus do pai da colega.
Em um segundo momento, o educador físico explanou sobre as suas experiências como atleta. Ele compete na modalidade corrida e diferenciou dois tipos desta prática: força e resistência. Segundo Silva, o primeiro é adotado para corridas de curta distância, como 100 metros. Já o segundo, é indicado para maratonas. Ambos, no entanto, exigem esforço e preparação. O pai ainda trouxe algumas medalhas e troféus conquistados ao longo de sua carreira e os alunos aproveitaram para tirar fotos.
A visita está inserida em um dos propósitos do Colégio, que é a valorização da presença da família nas atividades escolares.
O conhecimento obtido com a visita foi colocado em prática na tarde da última segunda-feira (22). Acompanhadas da professora Neiva, as crianças foram até o pátio do Colégio e simularam disputas de corrida de curta e longa distância. Em seguida, na sala de aula, todos relataram qual das modalidades gostaram mais. Ana Júlia Sonego Temp, de 6 anos, disse que ficou emocionada ao poder segurar um troféu. Já Leonardo Londero Chemello, também de 6 anos, ficou feliz por chegar em primeiro a corrida de resistência.
A professora Neiva afirma que a presença da família na escola é importante e valorizada. “A troca de experiências acrescenta e enriquece o nosso trabalho, com uma outra fonte de conhecimento”, justifica.
Assessoria de Imprensa