Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ex-aluno e treinador de voleibol do Centenário participa do livro “Esportes revisados em Santa Maria”

por Dara Luiza Hamann publicado 09/11/2016 13h18, última modificação 10/11/2016 12h57
Jean Pierre Chagas Avila escreveu artigo sobre sua experiência no esporte

Foi lançado no mês de outubro o livro “Esportes revisados em Santa Maria”, organizado pelo educador físico, radialista e jornalista Clery Quinhones de Lima. A obra, em sua 7ª edição, trata sobre o voleibol. Perito no assunto, o ex-aluno e ex-treinador do Colégio Metodista Centenário, Jean Pierre Chagas Avila participa da publicação, com um artigo no capítulo “Técnicos”.

Jean Pierre atualmente é professor do curso de Educação Física da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), que funciona em conjunto com o Colégio, no Instituto Metodista Centenário. Conforme ele, a contribuição para o livro ocorreu a partir de um convite do organizador, Clery. “Ele pediu que eu registrasse minha história no voleibol de Santa Maria, como atleta, técnico e como gestor da Associação Voleibol Futuro”, relata.

Situado entre as páginas 73 e 80 do livro, o artigo traz a história do jogador de voleibol Jean Pierre, iniciada no Colégio Centenário. “Representei a escola por sete anos, da categoria mirim até a juvenil”, lembra. Ele atuou no esporte como profissional e, em 1993, iniciou a carreira como técnico, também no Centenário. “Foram 17 anos e eu faço questão de citar algumas conquistas marcantes, como em 2006, quando conseguimos o título de campeão de voleibol do Jesma, em todas as categorias masculinas e femininas, algo inédito até os dias de hoje”, destaca. Outros títulos históricos para o Colégio no esporte também foram alcançados neste período, como o 1º lugar no voleibol juvenil feminino e masculino na Olimpíada Metodista e nos Jogos Bom de Bola.

Jean Pierre ainda relata no livro o processo de fundação da Associação Voleibol Futuro (AVF), concretizado em 2008. “Fundei a AVF com mais dois amigos, o Maurício Fruet e o Marcelo Visintainer”, aponta. Desde então, a entidade é a representante de Santa Maria no voleibol gaúcho.

wella e jean pierre

Jean Pierre doou exemplar ao Colégio Metodista Centenário, o qual foi recebido pelo diretor Flávio Pereira.

A obra “Esportes revisados em Santa Maria” está sendo distribuída em todas as bibliotecas, escolas e entidades esportivas da cidade. A publicação está inserida nas ações do projeto “Memória do Esporte de Santa Maria”. Na tarde de 20 de outubro, Jean Pierre entregou um exemplar do livro ao Colégio Centenário, como forma de agradecimento ao incentivo e confiança depositados, em seu trabalho para desenvolver o voleibol.

Ex-alunos do Centenário são escolhidos destaques do voleibol em Santa Maria

Também é motivo de orgulho para o ex-aluno e ex-treinador Jean Pierre Chagas Avila, ver um de seus atletas que, por um período de tempo teve a sua orientação e uma colega de equipe, consagrarem-se destaques do voleibol santa-mariense.

jean pierre e pais do atleta ivan

Pais do atleta Ivan, Sonia e Carlos Walter, receberam o troféu e certificado do filho, das mãos do primeiro treinador dele - professor Jean Pierre.

Os ex-alunos do Colégio Metodista Centenário, Ivan Walter e Tatiana Minello, foram escolhidos como melhores jogadores de voleibol, masculino e feminino, respectivamente, de toda a história de Santa Maria. O prêmio foi entregue no dia 19 de outubro, em solenidade na Câmara Municipal de Vereadores, quando também ocorreu o lançamento do livro.