Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do Colégio Centenário realizam Feira das Etnias

Estudantes do Colégio Centenário realizam Feira das Etnias

por Colégio Metodista Centenário — publicado 17/07/2008 12h00, última modificação 23/05/2016 11h26
Atividade reuniu pais, alunos(as) e professores(as) em espaço com tendas temáticas sobre os países
A Feira das Etnias, trabalho desenvolvido em conjunto por estudantes, pais e professores(as), teve início na segunda-feira (14/07) no Colégio Metodista Centenário. Os(As) envolvidos(as) com a atividade capricharam na decoração, trajes e culinária típica de cada país.

A mostra envolve as turmas da 3ª, 5ª, 6ª e 7ª série do Ensino Fundamental em um trabalho interdisciplinar com os conteúdos de história e geografia. Os(As) alunos(as) da 3ª série foram os (as) responsáveis pela abertura do evento e apresentaram aos (às) visitantes as etnias que formaram a população de Santa Maria.

O primeiro dia da Feira das Etnias teve desfile de bandeiras do Brasil e Rio Grande do Sul, que foram carregadas pelas crianças, e também apresentações de dança afro, tango e flamenca, da ONG Organização Cultural e Ambientalista Brasil e América do Sul (OCA Brasil). “Tudo está muito lindo, esse trabalho também serve para lembrar que devemos respeitar todas as raças independente da cultura e religião de cada um, Deus é um só e ama todos vocês”, disse a reverenda Fatima Martins aos(às) estudantes.

Além dos(as) alunos(as), os pais também tiveram importante participação na Feira. “Eu e a minha filha pesquisamos juntos, ensaiamos as músicas alemãs em casa. Pra ela é muito importante isso, vejo que fica orgulhosa da minha participação na atividade que resgata as nossas origens”, conta Francisco Traesel, que tirou um dia de folga no trabalho para ajudar a filha Vitória, da 3ª série, na tenda da Alemanha.

Para a integrante do grupo que apresentou as características e a cultura da África, Andrielle de Senna Farias, também da 3ª série, a interação com a família foi uma experiência positiva. “Aprendi bastante sobre os países, é legal apresentar para os colegas o trabalho que meus pais e meu irmãozinho me ajudaram a fazer”. A Feira das Etnias no Colégio Centenário tem continuidade na quarta-feira (16/07) na sala C014 (subsolo do ginásio), com os trabalhos realizados pelos(as) estudantes da 5ª, 6ª e 7ª série, que abordam a cultura dos imigrantes do Brasil.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Colaboração e fotos: Laura Scherer e Thaís Pedrazzi