Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do Colégio Centenário realizam Feira Multidisciplinar

Estudantes do Colégio Centenário realizam Feira Multidisciplinar

por Colégio Metodista Centenário — publicado 28/10/2008 11h15, última modificação 23/05/2016 11h26
Atividade que integra disciplinas de química, física, biologia e matemática foi realizada no sábado (25/10)
Batatas que ligam uma calculadora, diferenças entre refrigerante dietético ou não, cadeira de pregos que não machucam, balão em contato com o fogo que não estoura, água com sal que liga uma lâmpada. Estas foram algumas das experiências expostas pelos(as) alunos(as) do Colégio Metodista Centenário na 5ª edição da Feira Multidisciplinar de Física, Química, Biologia e Matemática realizada no sábado (25/10) no ginásio da Instituição.

Os(As) estudantes da 8ª série e Ensino Médio apresentaram mais de 50 trabalhos para explicar o movimento uniforme, a mudança de estado físico, equilíbrio do corpo, energia eólica, lei da inércia, pressão atmosférica, centro de gravidade e outros conteúdos vistos em sala de aula. A Feira foi aberta ao público e reuniu alunos(as), pais e professores.

Conforme o professor de química, César Camargo, a atividade é motivadora e desperta o interesse científico dos(as) estudantes. “Esse tipo de trabalho é tudo para os alunos, eles passam semanas se programando. É uma realização pessoal, além da descoberta da razão de estarem em sala de aula. Isso também mostra a qualidade do Centenário”.

Os trabalhos foram avaliados pela criatividade, material utilizado e explicação da experiência. Para o aluno da 8ª série Leonardo Soares, 14 anos, que participa pela primeira vez da Feira, o aprendizado vai muito além do trabalho escolar. “É uma atividade nova e muito interessante, tivemos que testar várias vezes as nossas experiências e tudo isso faz com que a gente aprenda mesmo”, explica.

Já para os(as) veteranos(as), a Feira Multidisciplinar vai deixar saudade. “A prática complementa a teoria que vemos em aula, todas as vezes que participei valeu muito a pena. Com o passar dos anos o grau de dificuldade e de pesquisa aumenta e nós aprendemos ainda mais”, conta o estudante da 3ª série do Ensino Médio, Pablo Guterrez, 16 anos, que participou da Feira pelo quarto ano.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Colaboração e fotos: Thaís Pedrazzi