Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do Colégio Centenário apresentaram trabalhos na JAI JOVEM 2018

Estudantes do Colégio Centenário apresentaram trabalhos na JAI JOVEM 2018

por joana.gunther — publicado 30/10/2018 12h57, última modificação 30/10/2018 12h57

Pela primeira vez, o Colégio Centenário participou da JAI JOVEM 2018, um evento que ocorreu dentro da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A JAI foi realizada no dia 23 de outubro e foi uma oportunidade para troca de informações e de conhecimentos entre estudantes de escolas públicas ou privadas da região.

Nesta terceira edição do evento as pesquisas podiam ser inscritas entre quatro eixos temáticos; Ciências Humanas, Linguagens. Ciências da Natureza e Matemática. O Colégio Centenário esteve presente com dois trabalhos inscritos em dois eixos temáticos: Ciências Humanas – Sociologia e Filosofia; Linguagens – Arte e Música. As pesquisas foram apresentadas por dois estudantes do Ensino Médio da escola, Diulhana Aita Oliveira, do 1º ano e Miguel Jungton, do 2º ano.

A atuação de ambos os alunos na JAI é resultado da participação de cada um em dois projetos da escola, A Banda e o Grupo de RPG, que funcionam como uma atividade extracurricular e voluntária. A Banda está sob supervisão da professora de Artes da instituição, Cirlene Ereno, já o Grupo de RPG é coordenado pelo professor de Filosofia, Márcio Medeiros.

A estudante Diulhana Oliveira é vocalista da A Banda e foi quem representou o grupo na JAI JOVEM. Ela avalia que a oportunidade foi uma experiência construtiva, uma vez que contribuiu para o seu futuro no Ensino Superior. “Na JAI eu pude aprender de perto e de maneira prática como realmente é apresentar um trabalho em um evento que envolve uma banca e um grande público. Foi um aprendizado que vou levar para a Faculdade, onde com certeza eu terei de apresentar mais trabalhos como este”, supõe Diulhana.

A professora de Química e Assessora de Tecnologias do Colégio Centenário, Aline Bairros, sustenta a concepção da estudante. Para ela, a participação da escola na JAI é crucial, tanto para os estudantes que participaram do evento, quanto para os que futuramente terão oportunidade de participar ou que serão estudantes de uma graduação. “A participação dos nossos atuais estudantes na JAI proporciona estímulo e exemplo para os futuros alunos do Centenário, que estarão sendo incentivados a, desde o Ensino Básico, vivenciarem e se prepararem para o momento da academia, quando a apresentação de trabalhos para uma banca e o estudo científico se tornará uma rotina”, salienta.

Confira os trabalhos do Colégio Centenário apresentados na JAI JOVEM 2018:

Título: O RPG como ferramenta de inserção no contexto social e cultural: Ações pedagógicas e lúdicas

Orientador: Márcio Felipe Salles de Medeiros

Co-orientadora: Cirlene Ereno

Participantes: Miguel Jungton; Caetano Arraes; Antônio Vitor Vivian Pinto; Felipe Ramos Fontana; Marion Bento Trein da Silva; Mathias Ledoir dos Santos.

Apresentador: Miguel Jungton.

Na foto: a Coordenadora Pedagógica do Colégio Centenário, Amanda Cezar, os integrantes da Banda, Caetano Arraes, Miguel Jungton e o professor Márcio Medeiros

Título: Possibilidades sonoras e musicais no ensino das artes: A BANDA

Orientador: Cirlene Ereno

Co-orientador: Márcio Felipe Salles de Medeiros

Participantes: Caetano Arraes; Carlos Eduardo Mendonça; Miguel Jungton; João Derick Feigenbaum; Diulhana Aita Oliveira.

Apresentadora: Diulhana Aita Oliveira.

Na foto: a Coordenadora Pedagógica, Amanda Cezar, a professora Cirlene Ereno, a integrante da Banda, Diulhana Oliveira e a professora Aline Bairros.