Estudantes do Colégio Centenário apresentam em vídeo obras literárias
por Colégio Metodista Centenário
—
publicado
10/07/2008 12h07,
última modificação
23/05/2016 11h26
Trabalho desenvolvido pelos(as) alunos(as) do Ensino Médio faz parte do projeto Representação Viva da Literatura
Aprender literatura exercendo a criatividade e a imaginação. Essa mistura é possível nas aulas da disciplina para os (as) alunos(as) da 2º e 3º série do Ensino Médio do Colégio Metodista Centenário. O projeto Representação Viva da Literatura é realizado há quase dez anos na escola e tem o objetivo de fazer com que os (as) estudantes tenham conhecimento e interesse pelas obras literárias de uma maneira mais atrativa e menos teórica.
Para isso, os (as) alunos(as) desenvolvem peças teatrais e vídeos a partir da bibliografia obrigatória indicada para o vestibular e PEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior). Neste ano, todos os trabalhos produzidos foram vídeos e culminaram em uma mostra das realizações em três dias (01, 08 e 09/07).
A aluna da 3º série, Rafaela Militz de Oliveira, conta que a atividade é cansativa, mas o resultado vale a pena. A gente se envolve bastante e nas gravações tem que ter cuidados desde a maneira de falar, se está de acordo com a época do livro. É um trabalho onde aprendemos de forma dinâmica e ainda interagimos muito mais com os colegas.
A professora de Literatura, Leci Simões, destaca que os trabalhos são feitos com a colaboração de todos(as) os (as) colegas. Durante as apresentações me emociono com o trabalho realizado por eles e o potencial que mostram quando são desafiados.
Conheça as obras que foram transformadas em vídeo:
3ª série do Ensino Médio
Porteira Aberta Cyro Martins
Laços de Família Clarice Lispector
Relato de um Certo Oriente Milton Hatoum
Terras do Sem Fim Jorge Amado
Tambores Silenciosos Josué Guimarães
Feliz Ano Novo Rubem Fonseca
2ª série do Ensino Médio
A Moreninha Joaquim Manuel Macedo
O Guarani José de Alencar
Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida
Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis
O Cortiço Aluísio de Azevedo
Luiza-Homem Domingos Olímpio
Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Colaboração: Thaís Pedrazzi
Fotos: Thaís Pedrazzi / Arquivo Pessoal
Para isso, os (as) alunos(as) desenvolvem peças teatrais e vídeos a partir da bibliografia obrigatória indicada para o vestibular e PEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior). Neste ano, todos os trabalhos produzidos foram vídeos e culminaram em uma mostra das realizações em três dias (01, 08 e 09/07).
A aluna da 3º série, Rafaela Militz de Oliveira, conta que a atividade é cansativa, mas o resultado vale a pena. A gente se envolve bastante e nas gravações tem que ter cuidados desde a maneira de falar, se está de acordo com a época do livro. É um trabalho onde aprendemos de forma dinâmica e ainda interagimos muito mais com os colegas.
A professora de Literatura, Leci Simões, destaca que os trabalhos são feitos com a colaboração de todos(as) os (as) colegas. Durante as apresentações me emociono com o trabalho realizado por eles e o potencial que mostram quando são desafiados.
Conheça as obras que foram transformadas em vídeo:
3ª série do Ensino Médio
Porteira Aberta Cyro Martins
Laços de Família Clarice Lispector
Relato de um Certo Oriente Milton Hatoum
Terras do Sem Fim Jorge Amado
Tambores Silenciosos Josué Guimarães
Feliz Ano Novo Rubem Fonseca
2ª série do Ensino Médio
A Moreninha Joaquim Manuel Macedo
O Guarani José de Alencar
Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida
Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis
O Cortiço Aluísio de Azevedo
Luiza-Homem Domingos Olímpio
Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Colaboração: Thaís Pedrazzi
Fotos: Thaís Pedrazzi / Arquivo Pessoal