Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do Centenário participam de palestra sobre racismo

Estudantes do Centenário participam de palestra sobre racismo

por Colégio Metodista Centenário — publicado 21/11/2008 12h51, última modificação 23/05/2016 11h26
Atividade faz parte do Projeto Razões e Emoções desenvolvido em parceria com a FAMES e também marcou o Dia da Consciência Negra
No dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, os(as) alunos(as) do Ensino Médio do Colégio Metodista assistiram uma palestra sobre racismo ministrada pelos acadêmicos do 8º semestre do curso de Direito da FAMES, Vagner Pompeo e Elizandro Machado.

O projeto que completa dois anos em 2008 se constitui em um processo de interação entre a Faculdade Metodista e o Colégio Centenário, envolvendo as disciplinas de Sociologia, Filosofia e História, e leva aos(às) estudantes esclarecimentos sobre temas escolhidas por eles(as), como a lei seca, preconceito, relações de pais e filhos, entre outros. “Sabemos que existe muita falta de informação e é importante que os alunos conheçam o aspecto legal da sociedade em que vivem”, explica a professora de História, Jaqueline Barcellos.

Na palestra sobre racismo, os acadêmicos apresentaram aos(às) alunos(as) os aspectos jurídicos e o contexto histórico da temática desde suas origens. O sistema de cotas, a disseminação do racismo pela internet e as formas de manifestações preconceituosas foram alguns dos assuntos abordados.

Ao final da atividade, os(as) estudantes ainda fizeram questionamentos aos palestrantes. “A palestra foi muito boa, bem direta, a gente conseguiu esclarecer bem as nossas dúvidas”, conta a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Luiza Ilha Borges.

Confira as próximas palestras do projeto Razões e Emoções:
24/11 – Lei Seca – estudantes da 1ª série do Ensino Médio
25/11 – Imputabilidade penal aos 16 anos – estudantes da 2ª série do Ensino Médio
26/11 – Direitos entre pais e filhos – estudantes da 3ª série do Ensino Médio
27/11 – Direito Ambiental - estudantes da 3ª série do Ensino Médio