Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do Centenário montam mini museu na escola

Estudantes do Centenário montam mini museu na escola

por Colégio Metodista Centenário — publicado 05/05/2011 13h07, última modificação 23/05/2016 11h26
Trabalho realizado por alunos(as) da 5ª série tem o objetivo de colocar em prática conteúdos da disciplina de História
A fim de estimular o interesse e a participação dos(as) alunos(as) na disciplina de História, a professora do Colégio Metodista Centenário, Ana Elisa Scholotefeldt, propôs uma atividade diferente para a turma da 5ª série. Após visitar o Museu Vicente Palotti, em Santa Maria, os(as) estudantes receberam a tarefa de montar um mini museu na escola

O trabalho faz parte de uma série de ações já desenvolvidas também nas turmas de 3ª e 6ª série do Ensino Fundamental, cujo objetivo é contextualizar e situar os(as) alunos(as) nos fatos, conceitos e fontes históricas abordadas pelos materiais didáticos. A exposição organizada pela turma foi composta por objetos e fotografias antigas, coletadas e pesquisadas pelos(as) próprios(as) estudantes com o auxílio das famílias. “Esse tipo de atividade é necessária para que os alunos compreendam melhor o conteúdo e apliquem o conhecimento teórico das aulas no seu cotidiano”, explica Ana Elisa.

E os(as) alunos(as) parecem concordar com a professora. Luis Felipe Camponogara e João Gabriel Pereira, ambos de 10 anos, se empolgam ao falar da experiência. “Foi divertido, pudemos aprender o que os historiadores falam, observar a evolução dos objetos e aprender mais sobre a cultura”.

Dando continuidade à série de atividades diferenciadas da disciplina, nos dias 24 e 25 de maio, a professora Ana Elisa levará três turmas da escola para uma visita à exposição do maior projeto de transporte transatlântico do mundo, o Titanic, que está acontecendo em Porto Alegre, no Barra Shopping Sul. Luis Felipe e João Gabriel contam que nunca viram o filme, lançado em 1997, mas se mostram interessados e empolgados com a viagem. De lá, sairão muitas histórias para contar e os olhos da dupla brilham desde agora ao falar da curiosidade em saber os motivos que levaram ao maior acidente marítimo já ocorrido na história.

Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira
Estagiária de jornalismo: Rafaeli Minuzzi