Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do 2º ano do Fundamental aprendem sobre a Língua de Sinais

Estudantes do 2º ano do Fundamental aprendem sobre a Língua de Sinais

por joana.gunther — publicado 11/04/2018 16h30, última modificação 18/03/2019 14h44

Inclusão social e respeito com as limitações do próximo. Essas são ações que resumem a tarde dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental que tiveram uma aula de Inglês um tanto diferente na quarta-feira do dia 04 de abril. Na biblioteca infantil, os estudantes receberam a visita da professora e Coordenadora Pedagógica do Colégio, Amanda Cezar, que realizou diversos exercícios lúdicos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com a criançada. A iniciativa foi proposta pela professora de Inglês, Tais Pegliarin, que atrelou a atividade ao processo de ensino do alfabeto Inglês, com o intuito de expor aos estudantes que o aprendizado sobre a língua de sinais é tão importante quanto aprender o inglês ensinado na disciplina.

Por se tratar de uma língua visual, Amanda propôs um exercício lúdico em que o intuito era ensinar sobre a importância da expressão facial e corporal para comunicar-se com os surdos. Logo após, a professora também instruiu os alunos sobre como devem se referir a cada parte do corpo humano quando conversarem com um surdo, já que, segundo ela, no vocabulário da Língua de Sinais não existem palavras que simbolizem os membros do corpo, fazendo-se uso apenas da indicação com as mãos.

Libras é a língua gestual usada por grande parte dos surdos brasileiros e reconhecida por Lei como a 2ª Língua oficial do país, após o português. Em vista disso, a coordenadora pedagógica salienta que o propósito da atividade vai além de apenas explicar sobre as particularidades da língua aos estudantes. Já que, ensinar Libras a crianças ouvintes é a principal forma de criar meios de integração entre surdos e ouvintes. “O objetivo é mostrar aos nossos estudantes a importância do aprendizado dessa língua para colaborar para uma sociedade mais inclusiva”, esclarece.