Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes da 4ª série criam projetos de casas ecológicas

Estudantes da 4ª série criam projetos de casas ecológicas

por Colégio Metodista Centenário — publicado 06/07/2009 15h50, última modificação 23/05/2016 11h26
Trabalho tem o objetivo de estimular ainda mais a consciência ambiental de alunos(as) e familiares
Pensar diferente por um mundo diferente. Esse tem sido o foco dos trabalhos desenvolvidos pelos(as) alunos(as) da 4ª série do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Centenário. Dentro das atividades que buscam estimulam cada vez mais a consciência ambiental, os(as) estudantes criaram projetos e maquetes de casas ecológicas.

Desde o início do ano letivo os(as) alunos(as) vem trabalhando possibilidades para um mundo melhor. Nesses estudos estão incluídos o uso racional dos recursos naturais, o desenvolvimento sustentável, as energias eólica e solar e os combustíveis fósseis, entre outras alternativas.

Após pesquisas sobre o tema, os(as) estudantes foram desafiados(as) a construir a casa ideal e sustentável. O projeto partiu de um desenho que se transformou em maquete, onde a maioria dos materiais usados na construção é reciclável.

Todo o trabalho foi realizado em conjunto com a família, para propiciar uma reflexão sobre o assunto também em casa. “Meus pais fizeram o trabalho junto comigo e foi muito legal. Aprendi que isso é uma forma da gente fazer o mundo ficar melhor”, conta Julia Medeiros Silva, de 09 anos, garantindo que quando crescer sua casa será ecológica.

Para a professora Cleuza Bonaldo, o exercício da consciência ambiental dos(as) adultos(as) parte das crianças, por isso a proposta de interação com a família. “Os pais falam que começaram a prestar mais atenção nestas questões por causa da cobrança dos filhos. É um trabalho maravilhoso, pois além de desenvolver essa preocupação por um mundo melhor nos alunos, faz com que eles conscientizem também a família”.

Outro exemplo de trabalho realizado em parceria com a família é o da reciclagem do lixo. Todas as quintas-feiras os(as) alunos(as) trazem para o colégio o lixo seco que separaram em casa e o material é doado a um grupo de catadores cadastrados na escola.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Colaboração e fotos: Thaís Pedrazzi