Educação Financeira integra conteúdos da matemática no Colégio Centenário
por Colégio Metodista Centenário
—
publicado
19/08/2008 14h36,
última modificação
23/05/2016 11h26
Estudantes fizeram em aula simulação de investimento até atingirem aposentadoria e garantem que o trabalho irá auxiliar no futuro
Uma atividade diferenciada, que vai além do conteúdo da disciplina. Assim pode ser caracterizado o trabalho desenvolvido pelo professor de Matemática do Colégio Metodista Centenário, Rodrigo Pereira, com os(as) alunos(as) do Ensino Médio.
Desde o início do ano letivo, os(as) estudantes têm desenvolvido trabalhos de educação financeira nas aulas. A idéia surgiu a partir da inserção da Matemática Financeira nos conteúdos do PEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior) da Universidade Federal.
Para colocar a proposta em prática, os(as) alunos(as) fizeram pesquisas em Bancos, conversaram sobre valor do dinheiro com os familiares, realizaram simulações no computador e estudaram a parte matemática em aula. Um projeto de aplicação financeira e investimento foi criado por cada grupo até atingirem a aposentadoria. É um trabalho bem estruturado e um aprendizado que não tem nada de fictício, é o real sobre o que é viável ou não. Com certeza é um conhecimento que vão levar para toda a vida, explica o professor.
Para o estudante, Wilhelm Schiffer Neves, da 3 ª série, o aprendizado foi muito positivo e útil. Gostei muito da atividade, antes não sabia nem por onde começar um investimento. Quem souber aproveitar o que aprendemos aqui vai se sair muito bem no futuro, garante.
Na fase de conclusão do trabalho, os(as) alunos(as) produziram cartazes para apresentar aos(às) colegas o tipo de investimento que criaram para que possam comparar o aprendizado adquirido. A idéia é expor o material nos corredores da instituição para que os(as) acadêmicos(as) da Faculdade Metodista de Santa Maria também possam avaliar o trabalho dos(as) estudantes. É um trabalho útil para todos, alguns acadêmicos da FAMES estudam matemática financeira e os trabalhos são uma maneira de interar o Ensino Médio com o Ensino Superior, conclui Rodrigo.
Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Colaboração: Thaís Pedrazzi
Fotos: Alexandre Marques e Thaís Pedrazzi
Desde o início do ano letivo, os(as) estudantes têm desenvolvido trabalhos de educação financeira nas aulas. A idéia surgiu a partir da inserção da Matemática Financeira nos conteúdos do PEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior) da Universidade Federal.
Para colocar a proposta em prática, os(as) alunos(as) fizeram pesquisas em Bancos, conversaram sobre valor do dinheiro com os familiares, realizaram simulações no computador e estudaram a parte matemática em aula. Um projeto de aplicação financeira e investimento foi criado por cada grupo até atingirem a aposentadoria. É um trabalho bem estruturado e um aprendizado que não tem nada de fictício, é o real sobre o que é viável ou não. Com certeza é um conhecimento que vão levar para toda a vida, explica o professor.
Para o estudante, Wilhelm Schiffer Neves, da 3 ª série, o aprendizado foi muito positivo e útil. Gostei muito da atividade, antes não sabia nem por onde começar um investimento. Quem souber aproveitar o que aprendemos aqui vai se sair muito bem no futuro, garante.
Na fase de conclusão do trabalho, os(as) alunos(as) produziram cartazes para apresentar aos(às) colegas o tipo de investimento que criaram para que possam comparar o aprendizado adquirido. A idéia é expor o material nos corredores da instituição para que os(as) acadêmicos(as) da Faculdade Metodista de Santa Maria também possam avaliar o trabalho dos(as) estudantes. É um trabalho útil para todos, alguns acadêmicos da FAMES estudam matemática financeira e os trabalhos são uma maneira de interar o Ensino Médio com o Ensino Superior, conclui Rodrigo.
Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Colaboração: Thaís Pedrazzi
Fotos: Alexandre Marques e Thaís Pedrazzi