Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Educação emocional é ferramenta de diversão e socialização em sala de aula

Educação emocional é ferramenta de diversão e socialização em sala de aula

por joana.gunther — publicado 21/08/2018 14h07, última modificação 21/08/2018 14h07

A educação emocional, que consiste no reconhecimento das reações físicas e comportamentais desencadeadas por emoções e sentimentos, é um passo muito importante na socialização de uma criança.  Desse modo, a professora Thaís Borges, do Nível 3 B, desenvolveu atividades práticas e dinâmicas sobre o tema com os seus alunos. Por meio de exercícios que incluíram a coletividade, a interação e o trabalho em equipe, a proposta da professora foi ajudar os estudantes a entenderem as próprias emoções, assim como as emoções de outras pessoas, para desenvolverem práticas sociais como empatia, amizade e respeito.

Na primeira parte da atividade, as crianças participaram de uma roda de conversa, onde expressaram suas emoções e sentimentos a partir de uma dramatização de expressões faciais. Em seguida, os alunos foram instigados a identificarem quais os sentimentos que cada personagem poderia sentir em diferentes situações retratadas no livro “As coisas que a gente fala” de Ruth Rocha.

A segunda etapa da atividade consistiu na análise comportamental de personagens em variados desenhos animados. O objetivo do exercício, segundo a professora, foi fazer com que os alunos descobrissem maneiras de solucionar os conflitos que eram apresentados nos episódios. Logo após, a turma confeccionou um “Termômetro das emoções”, no qual cada criança demonstrou alguma situação que lhe deixa feliz, triste, zangada, ou com outro sentimento.

O terceiro momento do exercício consistiu em uma brincadeira lúdica, que foi realizada em grupos ou duplas, na qual os alunos realizaram um trabalho manual com lã e tinta. Durante a atividade a dupla ou grupo deveria entrar em um acordo para determinar quem iniciaria a brincadeira. Após a decisão, ambos faziam as pinturas, invertendo a posição em que estavam.